A Formação do Professor da Educação Infantil no Contexto da Modalidade a Distância: O Curso de Pedagogia em Foco

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorPIETROBON, SANDRA REGINA GARDACHO-
Autor(es): dc.contributor.authorFRASSON, ANTONIO CARLOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-21T11:51:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-21T11:51:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-21-
identificador: dc.identifier.otherE-bookpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585826-
Resumo: dc.description.abstractEscrever o prefácio de um livro não é tarefa fácil, pois isto requer captar a sensibilidade daqueles que se debruçaram por um bom tempo a redigir cada parte da obra a ser publicada. Mas receber o convite para dar conta de uma atividade como esta é sempre motivo de orgulho e satisfação. Agradeço de coração aos pesquisadores Sandra Regina Gardacho Pietrobon e Antonio Carlos Frasson, pela confiança a mim depositada. Assim, é com o coração transbordando de alegria que procurei dedicar uma parte do meu tempo a refletir sobre o conteúdo do livro intitulado A formação de professores da Educação Infantil no contexto da modalidade a distância: o curso de Pedagogia em foco. A minha intenção era escrever um pequeno texto que pudesse instigar a curiosidade dos leitores, permitindo uma imersão de todos e de cada um aos temas abordados em cada parte do livro. De forma muito criativa e inovadora, esta obra trata de quatro questões que se intercruzam umas com as outras. Aborda a Formação de Professores, a Educação Infantil, a modalidade de Educação Distância e o curso de Pedagogia. De forma tangencial, mas não menos importante, o livro nos instiga a pensar, ainda, sobre a prática pedagógica na Educação Infantil, voltada para os Estágios Supervisionados. Para dar conta de alcançar o objetivo geral, que é analisar os aportes teóricometodológicos que foram trazidos à prática pedagógica de professores(as) da Educação Infantil, por meio de um estudo acerca de um curso de Pedagogia, na modalidade a distância, de uma instituição superior pública paranaense, os autores organizaram discussões que perpassam, de modo especial, pela formação dos professores que atuam na primeira etapa da Educação Básica. O leitor poderá constatar, no decorrer do texto, que este objetivo geral foi alcançado e que, com rigor metodológico, as categorias de análises foram sendo apresentadas e explicitadas. Os resultados da pesquisa de campo demonstram a importância da pesquisa desenvolvida e apontam caminhos para outros estudos que tenham como foco a formação de professores da Educação Infantil. Em tempos de tantos questionamentos sobre a importância das pesquisas desenvolvidas nas Instituições Públicas de Ensino Superior, é um alento ler um texto que retrata as especificidades de um curso de formação de professores(as) que pode contribuir, de forma bastante significativa, para melhorar a qualidade da educação em nosso país. A leitura do texto nos remete a uma frase extremamente conhecida do escritor Paulo Freire, quando afirma que educar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou construção. É exatamente isto que o leitor vai encontrar em cada parte deste livro. A leitura é um exercício para que possamos perceber o quanto a educação pode transformar a vida das pessoas e contribuir para que as nossas crianças possam ter, a médio e longo prazo, melhores condições de ensino-aprendizagem. Eu recomendo, com muita convicção, a leitura deste livro sensacional. Professora Doutora Maria Luisa Furlan Costa Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias Educacionaispt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogiapt_BR
Título: dc.titleA Formação do Professor da Educação Infantil no Contexto da Modalidade a Distância: O Curso de Pedagogia em Focopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais