
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | PIETROBON, SANDRA REGINA GARDACHO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | FRASSON, ANTONIO CARLOS | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-21T11:51:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-21T11:51:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-21 | - |
| identificador: dc.identifier.other | E-book | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585826 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Escrever o prefácio de um livro não é tarefa fácil, pois isto requer captar a sensibilidade daqueles que se debruçaram por um bom tempo a redigir cada parte da obra a ser publicada. Mas receber o convite para dar conta de uma atividade como esta é sempre motivo de orgulho e satisfação. Agradeço de coração aos pesquisadores Sandra Regina Gardacho Pietrobon e Antonio Carlos Frasson, pela confiança a mim depositada. Assim, é com o coração transbordando de alegria que procurei dedicar uma parte do meu tempo a refletir sobre o conteúdo do livro intitulado A formação de professores da Educação Infantil no contexto da modalidade a distância: o curso de Pedagogia em foco. A minha intenção era escrever um pequeno texto que pudesse instigar a curiosidade dos leitores, permitindo uma imersão de todos e de cada um aos temas abordados em cada parte do livro. De forma muito criativa e inovadora, esta obra trata de quatro questões que se intercruzam umas com as outras. Aborda a Formação de Professores, a Educação Infantil, a modalidade de Educação Distância e o curso de Pedagogia. De forma tangencial, mas não menos importante, o livro nos instiga a pensar, ainda, sobre a prática pedagógica na Educação Infantil, voltada para os Estágios Supervisionados. Para dar conta de alcançar o objetivo geral, que é analisar os aportes teóricometodológicos que foram trazidos à prática pedagógica de professores(as) da Educação Infantil, por meio de um estudo acerca de um curso de Pedagogia, na modalidade a distância, de uma instituição superior pública paranaense, os autores organizaram discussões que perpassam, de modo especial, pela formação dos professores que atuam na primeira etapa da Educação Básica. O leitor poderá constatar, no decorrer do texto, que este objetivo geral foi alcançado e que, com rigor metodológico, as categorias de análises foram sendo apresentadas e explicitadas. Os resultados da pesquisa de campo demonstram a importância da pesquisa desenvolvida e apontam caminhos para outros estudos que tenham como foco a formação de professores da Educação Infantil. Em tempos de tantos questionamentos sobre a importância das pesquisas desenvolvidas nas Instituições Públicas de Ensino Superior, é um alento ler um texto que retrata as especificidades de um curso de formação de professores(as) que pode contribuir, de forma bastante significativa, para melhorar a qualidade da educação em nosso país. A leitura do texto nos remete a uma frase extremamente conhecida do escritor Paulo Freire, quando afirma que educar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou construção. É exatamente isto que o leitor vai encontrar em cada parte deste livro. A leitura é um exercício para que possamos perceber o quanto a educação pode transformar a vida das pessoas e contribuir para que as nossas crianças possam ter, a médio e longo prazo, melhores condições de ensino-aprendizagem. Eu recomendo, com muita convicção, a leitura deste livro sensacional. Professora Doutora Maria Luisa Furlan Costa Professora Associada da Universidade Estadual de Maringá Grupo de Pesquisa Educação a Distância e Tecnologias Educacionais | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
| Título: dc.title | A Formação do Professor da Educação Infantil no Contexto da Modalidade a Distância: O Curso de Pedagogia em Foco | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: