Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Prediger, Juliana Masson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Raimundo Laerton de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-18T21:13:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-18T21:13:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Viver o empreendedorismo: Oficina Técnico Empreendedor - Despertando Empreendedores no Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585812 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo verificar de que maneira a realização de uma oficina educativa voltada para o despertar de empreendedores no ensino médio integrado pode contribuir para a formação humana integral/omnilateral dos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal do Tocantins – campus Araguatins. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, na qual o referencial teórico foi fundamental para esclarecer conceitos e fornecer elementos que relacionassem Trabalho (MARX, 2004; MANACORDA, 2010), Educação (GRAMSCI, 1991; FREIRE, 2007; RAMOS, 2010) e Ensino do Empreendedorismo (FILION, 1999; PANDOLFI, 2015), alicerçando o desenvolvimento do produto educacional proposto. Foi realizada uma pesquisa-ação, utilizando-se de uma abordagem quanti-qualitativa, no sentido de compreender a atuação docente no que diz respeito ao ensino do empreendedorismo, além da verificação do perfil empreendedor dos estudantes e de seus conhecimentos prévios a respeito do tema. Após a análise preliminar dos dados coletados na primeira etapa quantitativa, a sequência didática “Viver o Empreendedorismo: Oficina Técnico Empreendedor - despertando empreendedores no ensino médio integrado” foi aplicada aos estudantes de cinco turmas do Curso Técnico em Agropecuária do IFTO – campus Araguatins, composta por três etapas: a Sala de Aula, o Workshop e a Mostra Empreendedora. Diante dos resultados percebidos na etapa qualitativa, foi realizada a última verificação quantitativa, no intuito de aferir o nível de conhecimento e de evolução do perfil empreendedor dos mesmos estudantes. Foi possível evidenciar, para além do crescimento nos percentuais que representam as características de comportamento empreendedor, o visível engajamento e a produção de significado proporcionados pela travessia do ensino unilateral para o omnilateral. Portanto, observou-se que o ensino do empreendedorismo durante o EMI pode fomentar uma formação humana omnilateral a partir da percepção, do envolvimento e da valorização genuína dos benefícios gerados mediante a sua aplicação. A base teórica construída para sustentar a pesquisa viabilizou o entendimento da urgência em inserir a categoria empreendedorismo no ensino médio integrado como forma de proporcionar novas possibilidades de ser e de agir no mundo do trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 11,7 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino do Empreendedorismo. Omnilateralidade. Trabalho. Educação. Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Título: dc.title | Viver o empreendedorismo: Oficina Técnico Empreendedor - Despertando Empreendedores no Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Juliana Masson Prediger.pdf | 12,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585812/2/Produto Educacional Juliana Masson Prediger.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons