Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araujo, Amilson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Ivanderson Perreira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Serra, Kleber Cavalcanti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-18T11:27:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-18T11:27:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | CULTURA MAKER E ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA: DESENVOLVENDO DE UM SEMÁFORO AUTOMATIZADO NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585806 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Neste trabalho exploramos as potencialidades didáticas da robótica educacional para a construção de um projeto interdisciplinar de ensino de Física e de ensino de matemática, no contexto da educação básica. Trata-se de um relato de experiência interdisciplinar no qual evidenciou o uso de robôs na construção de semáforos temporizados de cruzamento (um para pedestres e um para carros). Essa proposta envolveu alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, com idades entre 13 a 18 anos, da Escola Estadual Álvaro Paes, localizada na cidade de Coité do Nóia-AL. O projeto emergiu da iniciativa dos professores de Física e Matemática, em articulação com o Grupo de Robótica da Rede Estadual de Alagoas, e usou além dos conceitos de Matemática o conceito de cinemática. As atividades foram desenvolvidas aos sábados durante ano letivo de 2017. Evidenciou-se, a partir dessa experiência, que a contextualização das aulas por meio de projetos de robótica, tornam as aulas motivadoras, uma vez que os estudantes estavam envolvidos com a possibilidade de criar, a partir dos conceitos de Física e Matemática, nos momentos, envolventes e aproximam os sujeitos de um fazer científico. Como produto educacional foi elaborado um artigo com um relato de prática de um projeto de robótica desenvolvido em sala de aula, incialmente foi realizada a formação das equipes de trabalho para a construção e desenvolvimento das tarefas em classe. Em seguida os alunos participaram de aulas de robótica entendendo seus fundamentos e a sua aplicação dentro das disciplinas de Física e Matemática introduzindo o assunto de sinalização semafórica para o Semáforo de Cruzamento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,94 MB em WORD e 726 KB em PDF | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Word e PDF | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | : Cultura Maker; Ensino de física e matemática; Robótica educacional; Semáforo automatizado; Robôs. | pt_BR |
Título: dc.title | CULTURA MAKER E ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA: DESENVOLVENDO DE UM SEMÁFORO AUTOMATIZADO NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produtor educacional final prota.docx | 5,06 MB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/585806/2/produtor educacional final prota.docxDownload | |
produtor educacional final.pdf | 726,24 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585806/3/produtor educacional final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons