CULTURA MAKER E ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA: DESENVOLVENDO DE UM SEMÁFORO AUTOMATIZADO NO ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAraujo, Amilson-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Ivanderson Perreira-
Autor(es): dc.contributor.authorSerra, Kleber Cavalcanti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-18T11:27:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-18T11:27:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-30-
identificador: dc.identifier.otherCULTURA MAKER E ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA: DESENVOLVENDO DE UM SEMÁFORO AUTOMATIZADO NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585806-
Resumo: dc.description.abstractNeste trabalho exploramos as potencialidades didáticas da robótica educacional para a construção de um projeto interdisciplinar de ensino de Física e de ensino de matemática, no contexto da educação básica. Trata-se de um relato de experiência interdisciplinar no qual evidenciou o uso de robôs na construção de semáforos temporizados de cruzamento (um para pedestres e um para carros). Essa proposta envolveu alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio, com idades entre 13 a 18 anos, da Escola Estadual Álvaro Paes, localizada na cidade de Coité do Nóia-AL. O projeto emergiu da iniciativa dos professores de Física e Matemática, em articulação com o Grupo de Robótica da Rede Estadual de Alagoas, e usou além dos conceitos de Matemática o conceito de cinemática. As atividades foram desenvolvidas aos sábados durante ano letivo de 2017. Evidenciou-se, a partir dessa experiência, que a contextualização das aulas por meio de projetos de robótica, tornam as aulas motivadoras, uma vez que os estudantes estavam envolvidos com a possibilidade de criar, a partir dos conceitos de Física e Matemática, nos momentos, envolventes e aproximam os sujeitos de um fazer científico. Como produto educacional foi elaborado um artigo com um relato de prática de um projeto de robótica desenvolvido em sala de aula, incialmente foi realizada a formação das equipes de trabalho para a construção e desenvolvimento das tarefas em classe. Em seguida os alunos participaram de aulas de robótica entendendo seus fundamentos e a sua aplicação dentro das disciplinas de Física e Matemática introduzindo o assunto de sinalização semafórica para o Semáforo de Cruzamento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9,94 MB em WORD e 726 KB em PDFpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeWord e PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject: Cultura Maker; Ensino de física e matemática; Robótica educacional; Semáforo automatizado; Robôs.pt_BR
Título: dc.titleCULTURA MAKER E ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE FÍSICA: DESENVOLVENDO DE UM SEMÁFORO AUTOMATIZADO NO ENSINO MÉDIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM).pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons