FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: políticas e desafios

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Adriana Aparecida-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbon, Adriany Maria Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Alexandre Magalhães-
Autor(es): dc.contributor.authorTiba, Aline Massako Murakami-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Amanda Aparecida Borges da-
Autor(es): dc.contributor.authorPiacentini, Ana Carolina Guerreiro-
Autor(es): dc.contributor.authorGiordani, Annecy Tojeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Bruna Lorena Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorGoes, Bibiane Oliveira Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorRondini, Carina Alexandra-
Autor(es): dc.contributor.authorKaiber, Carmen Teresa-
Autor(es): dc.contributor.authorJob, Carla Cristina Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorLenuzza, Carlos Cezar Modernel-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Carlos Luis-
Autor(es): dc.contributor.authorWaidemam, Carlos Roberto-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Celina Amélia da-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Claudio Luiz da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Daniel de Oliveira-
Autor(es): dc.contributor.authorPequeno, Daniel Paixão-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Daniela Mendes Vieira-
Autor(es): dc.contributor.authorPolcelli, Daniele Cristina Marin Molero-
Autor(es): dc.contributor.authorPaixão, Deborah Christina Carlotti-
Autor(es): dc.contributor.authorPinho, Ednéia de Cássia Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorGodoy, Eliete Aparecida de-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Eloisa Elena de Moura Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho, Fábio da Penha-
Autor(es): dc.contributor.authorDourado, Gerlane Lima Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorFederissis, Inaiê da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza-Silva, João Roberto de-
Autor(es): dc.contributor.authorPires, Ivens Hira-
Autor(es): dc.contributor.authorPinto, José Antônio-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, José Renato Sessino Toledo-
Autor(es): dc.contributor.authorMacêdo, Josué Antunes de-
Autor(es): dc.contributor.authorSalvadori, Juliana Cristina-
Autor(es): dc.contributor.authorCastro, Juliana Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributor.authorCardozo, Lisliane dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorPedroso, Luciano Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorFreire, Mara Jane Neves Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorPinho, Maria Carla Vieira-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Maria Cristina Mesquita da-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Marcia Regina Santana-
Autor(es): dc.contributor.authorArcas, Marcio Edovilson-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Raquel Silvano-
Autor(es): dc.contributor.authorPeixoto, Reginaldo-
Autor(es): dc.contributor.authorApolinário, Ricardo Naoki Nakada-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Rogério Luiz Aires-
Autor(es): dc.contributor.authorMakino, Rogério-
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Stephani Vicentini-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Thais Lemes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-17T23:29:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-17T23:29:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-02-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585804-
Resumo: dc.description.abstractO livro “Formação inicial e continuada de professores: políticas e desafios” reúne uma série de textos escritos por pesquisadores de diversas instituições de ensino superior – públicas e privadas, cujo objetivo é discutir a formação inicial e continuada de professores, a partir das políticas educacionais brasileiras que, por hora, representam um grande desafio para a melhoria da qualidade da educação básica. A formação inicial ocorre nos cursos de licenciatura em diversas áreas, mas, de acordo com os estudos aqui apresentados, por mais que as instituições de ensino superior vêm aperfeiçoando os currículos e os processos formativos, trata-se de um processo que exige continuidade ao longo da vida profissional do docente, por meio da formação continuada que ocorre em diferentes momentos e espaços. Embora, somente a formação inicial e continuada não garantam a resolução dos problemas educacionais que existem no contexto brasileiro, muitos ações, como as apresentadas no conjunto de textos desse livro, têm feito a diferença nos processos formativos de professores e, por isso, apresenta-las, contribui para leituras e modelos de trabalho tanto para estudantes como para profissionais já graduados que buscam pelo aperfeiçoamento e outras aprendizagens para o desenvolvimento profissional, de forma a melhorar seus processos formativos, melhor compreender as políticas educacionais, assim como a importância da formação nos níveis teórico e prático.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReformas educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPráticas de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensinopt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES: políticas e desafiospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons