Sequências Didáticas: Mulheres Negras e o Trabalho

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Brenda-
Autor(es): dc.contributor.authorMacedo, Cátia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-18T17:27:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-18T17:27:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - Sequência Didáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585782-
Resumo: dc.description.abstractA Sequência Didática é fruto da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, do Instituto Federal do Pará – Campus Belém, atrelado à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Como objetivo, busca-se compreender as relações entre o trabalho e as mulheres negras a partir do olhar interdisciplinar entre a História e a Geografia no Ensino Médio Integrado. A pesquisa tem caráter qualitativo e se constituirá metodologicamente como pesquisa-ação, por se tratar de uma forma de apreensão da realidade organizada de modo participante e ativo, propondo ações de intervenção na prática a partir do desenvolvimento da investigação. A pesquisa foi realizada com alunos do terceiro ano do Ensino Médio Integrado, do Curso de Edificações, do Instituto Federal do Pará, durante as aulas de Geografia, no segundo semestre de 2019. Os resultados demonstraram que as temáticas gênero, raça e trabalho podem ser discutidas a partir dos conteúdos ministrados na disciplina, por meio de ricos diálogos com outras áreas do saber, no caso, com a História. A partir dessas informações, foram organizadas atividades interdisciplinares que proporcionaram amplos debates juntos aos alunos, ao conectar os conhecimentos produzidos pelas disciplinas. Essas atividades constituíram-se em sequências didáticas – produto educacional da pesquisa. Vislumbra-se nessas sequências didáticas uma prática educativa atenta à promoção de uma educação para o trabalho que oportunize a igualdade de acesso a todos, que não reitere desigualdades e promovam conexões com as diferentes áreas do conhecimento do Ensino Médio Integrado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,18mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Título: dc.titleSequências Didáticas: Mulheres Negras e o Trabalhopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons