Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Hamilton Silveira, Elis Regina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Da Silva, Marimar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-18T16:35:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-18T16:35:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://palhoca.ifsc.edu.br/sigaa2/ | - |
identificador: dc.identifier.other | http://palhoca.ifsc.edu.br/sigaa2/ | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585781 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional, um site que hospeda o Tutorial Bilíngue do SIGAA Módulo Discente para estudantes surdos do IFSC, emprega prioritariamente o uso de vídeos guiados com instruções em Libras, português escrito e recursos imagéticos e visa instruir didaticamente estudantes surdos para uso autônomo do software SIGAA Módulo Discente do IFSC, melhorando a interação professor-aluno-instituição. No processo de desenvolvimento do tutorial bilíngue empregou-se a abordagem do design contextual, que permite uma abordagem centrada no usuário, atendendo, assim, as especificidades dos estudantes surdos. A criação do produto educacional, atende a demanda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e se enquadra como uma Proposta de Ensino na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional, em conformidade com os critérios do documento norteador da Área de Ensino (2013), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O tutorial foi usado e avaliado por estudantes surdos do Câmpus Palhoça Bilíngue/IFSC. Os resultados mostraram que os participantes conseguiram acessar e usar as funcionalidades customizadas do SIGAA Módulo Discente de forma autônoma, validando o tutorial bilíngue. Os resultados também sugerem que a interação digital pode permitir o desenvolvimento de uma comunicação acessível e integrada entre professor-aluno-instituição, qualificando a prática e a inclusão social do sujeito surdo. Entretanto, alerta-se para a necessidade de incluir outras funcionalidades do sistema acadêmico no tutorial, visando ampliar seu uso. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes Surdos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tutorial Bilíngue | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | SIGAA | pt_BR |
Título: dc.title | Tutorial Bilíngue (Libras/Português): SIGAA.ifsc.edu.br | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Ensino Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons