Tutorial Bilíngue (Libras/Português): SIGAA.ifsc.edu.br

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorHamilton Silveira, Elis Regina-
Autor(es): dc.contributor.authorDa Silva, Marimar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-18T16:35:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-18T16:35:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://palhoca.ifsc.edu.br/sigaa2/-
identificador: dc.identifier.otherhttp://palhoca.ifsc.edu.br/sigaa2/pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585781-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional, um site que hospeda o Tutorial Bilíngue do SIGAA Módulo Discente para estudantes surdos do IFSC, emprega prioritariamente o uso de vídeos guiados com instruções em Libras, português escrito e recursos imagéticos e visa instruir didaticamente estudantes surdos para uso autônomo do software SIGAA Módulo Discente do IFSC, melhorando a interação professor-aluno-instituição. No processo de desenvolvimento do tutorial bilíngue empregou-se a abordagem do design contextual, que permite uma abordagem centrada no usuário, atendendo, assim, as especificidades dos estudantes surdos. A criação do produto educacional, atende a demanda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e se enquadra como uma Proposta de Ensino na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional, em conformidade com os critérios do documento norteador da Área de Ensino (2013), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O tutorial foi usado e avaliado por estudantes surdos do Câmpus Palhoça Bilíngue/IFSC. Os resultados mostraram que os participantes conseguiram acessar e usar as funcionalidades customizadas do SIGAA Módulo Discente de forma autônoma, validando o tutorial bilíngue. Os resultados também sugerem que a interação digital pode permitir o desenvolvimento de uma comunicação acessível e integrada entre professor-aluno-instituição, qualificando a prática e a inclusão social do sujeito surdo. Entretanto, alerta-se para a necessidade de incluir outras funcionalidades do sistema acadêmico no tutorial, visando ampliar seu uso.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes Surdospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTutorial Bilínguept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade digitalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSIGAApt_BR
Título: dc.titleTutorial Bilíngue (Libras/Português): SIGAA.ifsc.edu.brpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePrática de Ensino Orientadapt_BR
Aparece nas coleções:Portal

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons