MEDGAME: JOGO EDUCATIVO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOASpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCALDAS, MARCELA ARAÚJO GALDINO-
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, MARIA DO SOCORRO FERREIRA DOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-18T13:27:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-18T13:27:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-18-
identificador: dc.identifier.otherMEDGAME: JOGO EDUCATIVO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585780-
Resumo: dc.description.abstractNa Enfermagem, a formação profissional permite a formação de técnicos em enfermagem, com duração de dois anos e de enfermeiros por meio do curso superior durante cinco anos. O período menor destinado à formação de profissionais técnicos possibilita ao estudante adentrar no mundo do trabalho em menor espaço temporal. Nesse sentido, o objetivo principal foi construir um jogo educativo com o conteúdo de Administração de Medicamentos, contribuindo através da ludicidade com a prática pedagógica no processo de formação técnica de enfermagem, analisando a percepção dos discentes quanto às contribuições do jogo educativo e conhecendo a percepção dos docentes em relação à proposta do jogo como recurso pedagógico. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumentos metodológicos: questionário semiestruturado e diário de campo, a fim de registrar as atividades da observação. De acordo com os registros foi possível identificar diversos aspectos que contribuíram com o planejamento da pesquisa, desenvolvida durante as aulas teóricas e práticas do componente curricular de Fundamentos de Enfermagem I. A materialização do jogo resultou de um trabalho em equipe, da troca de saberes, do diálogo, foi construído em parceria com as docentes do componente curricular adotado, que agregaram suas experiências de ensino e de desenvolvimento de outros recursos educacionais. A implementação do produto consistiu em uma experiência importante de aprendizagem, numa perspectiva interdisciplinar. Os resultados do estudo apontam que as metas estabelecidas foram alicerçadas em desafios alcançáveis, a fim de permitir ao estudante perceber que o seu esforço o conduziu as repostas corretas, capaz de proporcionar estímulos no processo de busca pelo conhecimento, auxiliados pelos professores, de maneira que o ambiente possibilitou a preservação da autoestima e da comunicação entre os atores envolvidos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent12.383pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectENSINOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJOGO EDUCATIVOpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTÉCNICO EM ENFERMAGEMpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPRÁTICA EDUCATIVApt_BR
Título: dc.titleMEDGAME: JOGO EDUCATIVO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADApt_BR
Aparece nas coleções:Jogos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons