Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CALDAS, MARCELA ARAÚJO GALDINO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, MARIA DO SOCORRO FERREIRA DOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-18T13:27:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-18T13:27:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | MEDGAME: JOGO EDUCATIVO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585780 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na Enfermagem, a formação profissional permite a formação de técnicos em enfermagem, com duração de dois anos e de enfermeiros por meio do curso superior durante cinco anos. O período menor destinado à formação de profissionais técnicos possibilita ao estudante adentrar no mundo do trabalho em menor espaço temporal. Nesse sentido, o objetivo principal foi construir um jogo educativo com o conteúdo de Administração de Medicamentos, contribuindo através da ludicidade com a prática pedagógica no processo de formação técnica de enfermagem, analisando a percepção dos discentes quanto às contribuições do jogo educativo e conhecendo a percepção dos docentes em relação à proposta do jogo como recurso pedagógico. Trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumentos metodológicos: questionário semiestruturado e diário de campo, a fim de registrar as atividades da observação. De acordo com os registros foi possível identificar diversos aspectos que contribuíram com o planejamento da pesquisa, desenvolvida durante as aulas teóricas e práticas do componente curricular de Fundamentos de Enfermagem I. A materialização do jogo resultou de um trabalho em equipe, da troca de saberes, do diálogo, foi construído em parceria com as docentes do componente curricular adotado, que agregaram suas experiências de ensino e de desenvolvimento de outros recursos educacionais. A implementação do produto consistiu em uma experiência importante de aprendizagem, numa perspectiva interdisciplinar. Os resultados do estudo apontam que as metas estabelecidas foram alicerçadas em desafios alcançáveis, a fim de permitir ao estudante perceber que o seu esforço o conduziu as repostas corretas, capaz de proporcionar estímulos no processo de busca pelo conhecimento, auxiliados pelos professores, de maneira que o ambiente possibilitou a preservação da autoestima e da comunicação entre os atores envolvidos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 12.383 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ENSINO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | JOGO EDUCATIVO | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | TÉCNICO EM ENFERMAGEM | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PRÁTICA EDUCATIVA | pt_BR |
Título: dc.title | MEDGAME: JOGO EDUCATIVO SOBRE ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | jogo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Jogos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
MEDGAME - JOGO EDUCATIVO SOBRE ADMINSTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS.pdf | 12,38 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585780/2/MEDGAME - JOGO EDUCATIVO SOBRE ADMINSTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons