Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | VASCONCELOS, J. P. S. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-18T00:49:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-18T00:49:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Quem é o Tradutor e Intérprete de Libras e Português? Produção de Livro sobre esse profissional em contexto escolar | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585778 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O debate sobre as políticas públicas de inclusão tem se dado em todas as esferas sociais e atenção especial tem sido dada à proposta de escolas inclusivas que atendam à diversidade. Nesse contexto, preocupamo-nos com o atendimento e a acessibilidade linguística direcionados aos alunos surdos em escolas públicas regulares inclusivas. O profissional Tradutor e Intérprete de Libras e Português - TILSP-, tem assumido um papel importante no cenário educacional e, diante da necessidade de refletir sobre a atuação desse profissional,este estudo tem como objetivos pesquisar sobre a existência de livros que abordem a temática escolhida, além de estudar a trajetória do TILSP, a legislação que apoia e fundamenta essa profissão e identificar em escolas públicas os questionamentos dos professores sobre essa profissão, por meio de entrevistas semiestruturadas. Para tal, utilizamos a pesquisa qualitativa e de campo (GIL, 2002), a fim de conhecer os questionamentos dos professores e analisá-los por meio de pesquisas bibliográficas. Por fim, nosso objetivo central foi produzir um livro com perguntas e respostas sobre a profissão e atuação do tradutor e intérprete educacional. Como referenciais teóricos, apoiamo-nos em estudos de pesquisadores da área de interpretação educacional como (ALBRES, 2015), (MAGALHÃES, 2013) e (MELO, 2013). Da área de história de educação de surdos utilizamos (ROCHA, 2010) e para abordar educação bilíngue de surdos (CORRÊA E STAUFFER, 2008), (LACERDA, 2006), (LODI, 2005) e (MEIRELES, 2014),. Ao fim desta pesquisa, foi possível compreender a trajetória do profissional TILSP, assim como a legislação que regulamenta a profissão e outras questões necessárias para a atuação em ambiente escolar. Como resultado da pesquisa, foi elaborado um livro com perguntas e respostas sobre o TILSP em contexto escolar, cuja divulgação tem o intuito de esclarecer sobre a profissão do TILSP, contribuindo para informação e formação de professores e demais pessoas da comunidade escolar de modo a implementar melhores condições para a educação bilíngue de alunos surdos nas escolas públicas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 141 f. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva, TILSP, Libras, educação bilíngue de surdos | pt_BR |
Título: dc.title | Quem é o Tradutor e Intérprete de Libras e Português? Produção de Livro sobre esse profissional em contexto escolar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO FINAL - COMPLETA.pdf | 2,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585778/2/DISSERTAÇÃO FINAL - COMPLETA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons