Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Kátia Cilene de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Guerreiro, Elaine Maria Bessa Rebello | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-17T14:43:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-17T14:43:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia de orientações para docentes do SENAI sobre o programa SENAI de ações inclusivas – PSAI | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585775 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente Guia de orientações para docentes do SENAI sobre o programa SENAI de ações inclusivas – PSAI, com ênfase no ensino para alunos com deficiência, teve como objetivo fortalecer as ações do PSAI junto aos docentes do SENAI e contribuir com o seu trabalho voltado ao público- alvo da Educação Especial (pessoas com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas habilidades/ superdotação), visando a melhoria do ensino e aprendizagem desse alunado. A proposta teve como base a legislação brasileira que trata da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Tal proposta é fruto da compilação dos resultados alcançados na pesquisa de campo do Programa de Pós-graduação em Ensino Tecnológico – PPGET, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM, realizada entre os anos de 2018 e 2019. O guia está estruturado em quatro capítulos: o primeiro aborda a Educação Profissional Inclusiva no SENAI, o segundo apresenta o PSAI e suas diretrizes, o terceiro capítulo expõe algumas sugestões de estratégias pedagógicas, vídeos, filmes e sites que abordam a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e o quarto faz referência aos principais dispositivos legais da Educação Especial / Educação Inclusiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 16,6 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | 1. Ensino tecnológico. 2. Formação continuada de professores. 3. Educação inclusiva. 4. Educação especial. | pt_BR |
Título: dc.title | Guia de orientações para docentes do SENAI sobre o programa SENAI de ações inclusivas – PSAI, com ênfase no ensino para alunos com deficiência | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Guia de orientações para docentes do SENAI sobre o programa SENAI de ações inclusivas – PSAI.pdf | Guia de orientações para docentes do SENAI sobre o programa SENAI de ações inclusivas – PSAI, com ênfase no ensino para alunos com deficiência = SENAI guidebook for teachers about the senai inclusive actions program - psai, with an emphasis on teaching for students with disabilities / Kátia Cilene de Oliveira Silva, Elaine Maria Bessa Rebello Guerreiro. – Manaus, 2020. 94 p. : il. color. | 16,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585775/2/Guia de orientações para docentes do SENAI sobre o programa SENAI de ações inclusivas – PSAI.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons