MANUAL TÉCNICO DE APLICAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE “INSTRUÇÃO AO SÓSIA” PARA FACILITADORES DE EPS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOASpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWANDERLEY, CAMILLE-
Autor(es): dc.contributor.authorVIEIRA, MARIA-
Autor(es): dc.contributor.authorVASCONCELOS, MARIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-15T20:00:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-15T20:00:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-15-
identificador: dc.identifier.otherManual Técnico de Aplicação do Procedimento de Instrução ao Sósia para Facilitadores de Educação Permanente em Saúdept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585749-
Resumo: dc.description.abstractEste manual técnico de aplicação da Técnica de Instrução ao Sósia, elaborado para facilitadores de educação permanente em saúde, surgiu tendo em vista os resultados encontrados na pesquisa intitulada “Exercício do preceptor na residência médica de um hospital público de emergência”. Realizada no Programa de Pós-graduação em Ensino na Saúde da Universidade Federal de Alagoas (PPES/UFAL), o referido trabalho de mestrado apontou a necessidade de fortalecimento do exercício e da identidade profissional dos preceptores da saúde, em um hospital de emergência. O estudo também evidenciou o quanto é importante oportunizar a participação de profissionais da saúde em espaços de Educação Permanente em Saúde (EPS), baseada numa reflexão crítica acerca da realidade vivida no cotidiano, a fim de contribuir para a (re)formação dos mesmos, provocando mudanças em suas práticas profissionais e no conhecimento que têm de si mesmos e de sua atividade, levando o preceptor a assumir o papel de protagonista no seu processo de formação profissional. A instrução ao sósia (IaS) é um método da Clínica da Atividade, corrente teórica das Clínicas do Trabalho que tem como foco o estudo da relação entre o trabalho e a subjetividade do trabalhador. O referido método busca entender como o trabalhador aplica sua marca e torna essa atividade possível, bem como quais escolhas e mudanças ele realiza para executar o trabalho. Assim, proporciona-se ao trabalhador o conhecimento sobre o valor da sua atividade. Logo, o método busca proporcionar ao participante a experiência de descobrir novos sentidos nas suas atividades cotidianas de trabalho, o que gera mudanças em suas práticas profissionais. Acredita-se que a IaS possibilita a criação de espaços de negociação de sentidos, com potencial crítico de produção coletiva de um grupo de trabalhadores. Ao abordar a atividade laboral, também estariam sendo contempladas as competências que nela se manifestam, bem como os recursos que permitem aos trabalhadores agir eficazmente no seu trabalho. Dessa forma, este manual técnico foi desenvolvido como um instrumento potencializador das práticas de EPS, a fim de preparar os facilitadores de educação permanente em saúde para utilizar o método de IaS, assim contribuindo para o enfrentamento criativo das situações que envolvem os preceptores da saúde, servindo como um material que colabora para a formação e o fortalecimento da identidade profissional dos preceptores da saúde e, consequentemente, a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent381KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectInstrução ao Sósia; Educação Permanente em Saúde; Manual Técnicopt_BR
Título: dc.titleMANUAL TÉCNICO DE APLICAÇÃO DO PROCEDIMENTO DE “INSTRUÇÃO AO SÓSIA” PARA FACILITADORES DE EPSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMEDICINApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO NA SAÚDEpt_BR
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