Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendonça, Flavia Fernanda Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-15T19:31:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-15T19:31:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Proposta de intervenção e mediação: Para uma educação antirracista no 5º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585748 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Produto Educacional em forma de sequência didática, foi elaborado por meio do Programa de Pós-Graduação Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE-UFG, nível Mestrado Profissional entre os anos de 2018 a 2019.. Ela foi direcionada para ser trabalhada com a faixa etária entre 10 e 11 anos, nas turmas de 5º anos do ensino fundamental. Para desenvolver atividades de sensibilização nos(as) estudantes, visando ampliar a compreensão para se trabalhar as questões referentes às relações étnico-raciais no âmbito escolar, reconhecendo a importância desse ensino para as mudanças de comportamentos tão necessárias na atualidade para uma educação antirracista. Desenvolveu uma sequência de atividades com o objetivo de proporcionar aos (as) alunos (as) reflexões sobre as questões históricas, sociais e culturais africanas e afrodescendentes, desconstruindo as visões estereotipadas e racistas que foram produzidas ao longo da história brasileira, favorecendo a construção de identidades positivas. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante, das descrições e reflexões do diário de campo, do questionário aos(às) alunos(as) e das às atividades aplicadas e recolhidas durante o processo de intervenção e mediação. Para a intervenção pedagógica, elaborei uma sequência didática com quatros momentos a serem trabalhadas em oito aulas a, abordando: Situações de racismo, a questão do cabelo e do corpo na construção da identidade afrodescendente e a valorização da cultura afro-brasileira e africana | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 393 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino. Educação Básica. Educação antirracista | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta de intervenção e mediação: Para uma educação antirracista no 5º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica - Mestrado | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Básica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons