Proposta de intervenção e mediação: Para uma educação antirracista no 5º ano do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMendonça, Flavia Fernanda Rodrigues-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-15T19:31:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-15T19:31:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-
identificador: dc.identifier.otherProposta de intervenção e mediação: Para uma educação antirracista no 5º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585748-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional em forma de sequência didática, foi elaborado por meio do Programa de Pós-Graduação Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – CEPAE-UFG, nível Mestrado Profissional entre os anos de 2018 a 2019.. Ela foi direcionada para ser trabalhada com a faixa etária entre 10 e 11 anos, nas turmas de 5º anos do ensino fundamental. Para desenvolver atividades de sensibilização nos(as) estudantes, visando ampliar a compreensão para se trabalhar as questões referentes às relações étnico-raciais no âmbito escolar, reconhecendo a importância desse ensino para as mudanças de comportamentos tão necessárias na atualidade para uma educação antirracista. Desenvolveu uma sequência de atividades com o objetivo de proporcionar aos (as) alunos (as) reflexões sobre as questões históricas, sociais e culturais africanas e afrodescendentes, desconstruindo as visões estereotipadas e racistas que foram produzidas ao longo da história brasileira, favorecendo a construção de identidades positivas. A coleta de dados ocorreu por meio da observação participante, das descrições e reflexões do diário de campo, do questionário aos(às) alunos(as) e das às atividades aplicadas e recolhidas durante o processo de intervenção e mediação. Para a intervenção pedagógica, elaborei uma sequência didática com quatros momentos a serem trabalhadas em oito aulas a, abordando: Situações de racismo, a questão do cabelo e do corpo na construção da identidade afrodescendente e a valorização da cultura afro-brasileira e africanapt_BR
Tamanho: dc.format.extent393 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino. Educação Básica. Educação antirracistapt_BR
Título: dc.titleProposta de intervenção e mediação: Para uma educação antirracista no 5º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica - Mestradopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEducação Básicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons