Desistências em Foco: trajetórias de jovens-alunos que não permaneceram no IFSul Campus Charqueadas

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense-
Autor(es): dc.contributor.authorStaats, Lucimeire Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorPrates, Daniela Medeiros de Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-12T21:14:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-12T21:14:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-12-
identificador: dc.identifier.otherDesistências em foco-
identificador: dc.identifier.othertrajetórias de jovens-alunos que não permaneceram no Campus Charqueadas-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585737-
Resumo: dc.description.abstractOs elevados índices de evasão nos cursos ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica têm provocado uma série de ações dentro dos Institutos Federais, no intuito de elaborar estratégias que visem à gradual redução desses índices e ao consequente aumento da permanência e êxito na Instituição, seguindo as orientações que constam na Nota Informativa N138/2015/DPE/DDR/SETEC/MEC, em cumprimento ao Ofício Circular Nº 60/2015 emitido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) a todos os dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, após o Tribunal de Contas da União (TCU) – Acórdão nº 506/2013 verificar a evasão e retenção como índices de fracasso nos Institutos que compõem a Rede. Nesse contexto de preocupação e busca de ações, encontra-se o Campus Charqueadas, pertencente ao Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), onde foi desenvolvida uma pesquisa em nível de mestrado acerca dessas evasões/desistências nos cursos Técnicos Integrados em Mecatrônica e Informática, vinculada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), da qual resultou como produto educacional, o presente Jornal Informativo. Sob a orientação da Profª Drª Daniela Medeiros de Azevedo Prates, a pesquisa intitulada Trajetórias de desistências de jovens-alunos do IFSul, Campus Charqueadas, propõe-se a apresentar formas de compreensão que ajudem no enfrentamento do fenômeno. A pesquisa tem como recorte temporal os anos 2016, 2017 e 2018 e focaliza apenas as evasões/desistências dos jovens-alunos que solicitaram formalmente suas transferências para outras Instituições de Ensino, a fim de nelas cursarem o Ensino Médio Regular.-
Tamanho: dc.format.extent1,79MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integrado-
Palavras-chave: dc.subjectEvasão-
Palavras-chave: dc.subjectDesistência-
Palavras-chave: dc.subjectJuventudes-
Palavras-chave: dc.subjectJovens-alunos-
Título: dc.titleDesistências em Foco: trajetórias de jovens-alunos que não permaneceram no IFSul Campus Charqueadas-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineOrganização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT-
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