Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Fabio André Garaluz dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Zagui, Greicy Nayara Pazini | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Roberto, Rafael Liberato | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Flávia Aparecida Reitz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-11T20:56:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-11T20:56:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | E-book | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585714 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As diferentes abordagens sobre educação não conseguem ser suficientes diante da complexidade do planejamento do professor em sala de aula e os desafios que se apresentam constantemente, sejam novos ou recorrentes, exigem soluções específicas e alternativas positivas. Ao longo do processo de ensino, as aprendizagens essenciais definidas na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, ou seja, estabelecer aprendizagens essenciais onde os estudantes consigam desenvolver esse processo de forma satisfatória. Deparar-se com situações-problema faz parte do cotidiano na área da educação. Os professores hoje, em determinados casos, não estão aplicando atividades que proporcionem uma análise do que o aluno apresenta como características necessárias para se realizar uma atividade e garantir a sua qualidade. Qualidade esta que pode ser garantida também como uma forma de avaliação e a sua eficácia no dia-a-dia escolar tem se destacado com fator predominante, amplamente discutido quanto a sua forma de desenvolvimento. Em sua essência, a avaliação caracteriza-se como um instrumento eficaz e essencial para verificar o progresso do aprendizado do estudante e fornece informações imprescindíveis para a tomada de decisão do professor. A eficácia desse instrumento está diretamente atrelada à capacidade do professor de elaborar a avaliação e interpretar seus resultados. No entanto, com o cenário atual da educação no Brasil, em especial o setor público, o professor, na maioria dos casos, tem dificuldade em explorar a eficácia deste instrumento no processo de ensino-aprendizagem, principalmente em função da alta carga horária em sua jornada semanal e do número de alunos sob sua responsabilidade. Aliado a isso, a forma mais comum adotada pelo professor para o auxiliar na interpretação dos resultados de suas avaliações é a tabulação das notas dos alunos em papel ou em uma planilha eletrônica, processo que, em geral, não fornece informações qualitativas que o auxilie na interpretação dos resultados. Não bastasse estas considerações, outro aspecto relevante no contexto da avaliação foi o lançamento da versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018. A BNCC é um documento governamental normativo criado com o intuito de definir um conjunto de aprendizagens essenciais, compostas por competências e habilidades, que deve ser desenvolvido pelos alunos ao longo do período que contempla a educação básica. As escolas e redes de ensino tiveram até o final de 2019 para adequarem seus currículos para trabalhar com a BNCC, cujo meta foi a formulação e adaptação dos currículos locais, adaptação dos materiais didáticos, formação e orientação dos professores e criação de novos recursos alinhados à proposta do Ministério da Educação. A partir da implantação da BNCC, os professores deverão ser capazes de avaliar os estudantes segundo as competências e habilidades definidas para cada área de ensino e estar atento à evolução do aluno segundo a proposta implementada. Diante deste cenário, este livro objetiva apresentar uma proposta de avaliação diferenciada, de acordo com as competências e habilidades da BNCC de tal forma que os profissionais do ensino tenham informações significativas sobre o desempenho dos alunos lançadas ao estudante e consigam implementar melhorias para a eficácia da avaliação no processo de ensinoaprendizagem. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Plataforma Digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | Uma Plataforma Digital para o Emprego das Competências e Habilidades propostas pela nova BNCC nas Avaliações de Matemática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: