Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fundação Joaquim Nabuco/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Julliana Tenório Fausto de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-07T19:29:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-07T19:29:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585562 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho surge a partir de experiência vivenciada no âmbito da secretaria da Escola Jerônimo Albuquerque em Olinda-PE. A hesitação gerada após a pergunta do questionário de matrícula referente à cor do entrevistado gerou inquietação nos direcionando a uma pesquisa de cunho sociológico e histórico a respeito da temática racial. Nos propomos a averiguar de que maneira o ensino de sociologia atua ou contribui para processos de subjetivação e formulação de identidades étnico-raciais entre estudantes de nível médio da Escola Jerônimo Albuquerque. Realizamos um Estudo de Caso único na referida Escola e aplicamos questionários aos alunos do ensino médio, além de um Grupo Focal e observação da Semana da Consciência Negra. À luz de teóricos citados no texto pudemos fazer algumas inferências. O número de autodeclarados pretos vem crescendo de forma significativa a nível nacional, tal fato foi verificado também na nossa análise de dados, mantendo-se o número de pardos como mais elevado, fator esse que também reflete uma indicativa nacional. A respeito do Ensino de Sociologia e da autopercepção de cor percebemos que, pela previsão de conteúdos inseridos no currículo da disciplina, faz-se necessário a consideração da pequena carga horária que a mesma possui no Ensino Médio, em detrimento da disciplina de História, por exemplo, que, com carga horária maior, apresenta maiores possibilidades para abordagem da temática, isso também é sentido no conteúdo curricular das disciplinas. Por outro lado, é notável a força que a mídia (televisiva ou internet) possui para a quebra do padrão hegemônico de beleza europeu, o que pudemos notar na nossa pesquisa de campo, levando-nos a crer que, devido à forte influência midiática e baixa carga horária da disciplina no Ensino médio, assim como a previsão conteudista da temática racial, o sentimento de pertença é sentido, de forma mais expressiva, exteriormente à escola. Percebemos também a contribuição que a disciplina de Sociologia exerce no quesito de luta prática e política no cotidiano escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,67 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Autopercepção racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Influência midiática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Questão racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Semana da Consciência Negra | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de Sociologia e autopercepção racial: um estudo de caso | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons