PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLA PÚBLICA: APROXIMAÇÕES A PARTIR DE UM OLHAR SOCIOANTROPOLÓGICO

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - PROFSOCIOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRAMOS, JOSÉ WILTON DE FREITAS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-06T17:40:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-06T17:40:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-
identificador: dc.identifier.otherJOSÉ WILTON DE FREITAS RAMOS – DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585555-
Resumo: dc.description.abstractA relação dos professores de Sociologia do ensino médio com a escola pública ainda é um assunto pouco abordado nas pesquisas sobre ensino de Sociologia. Nosso trabalho apurou como esses docentes compreendem a escola pública e os desdobramentos de suas concepções em suas práticas e ações pedagógicas. Para tal, após levantamento do estado da arte e apoiados nas teorias de autores das ciências sociais e da educação, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa. Nosso aporte teórico em Ciências Sociais inclui Bourdieu, Dubet, Durkheim, Elias e Rocha e Tosta; em Educação, Brandão, Canário, Charlot, Imbernon e Pacheco. Dois grupos focais foram realizados entre julho e agosto de 2019. Contando com a participação de 10 sujeitos educadores de escolas públicas (regulares e integrais) de Campina Grande e sua zona metropolitana, com base nas categorias Escola pública, professores de Sociologia e olhar socioantropológico, acolhemos informações as quais perpassam a formação inicial até as experiências dos professores de Sociologia no espaço escolar. O estudo expõe, além das concepções dos docentes sobre a escola pública, elementos e relatos determinantes para a atuação do professor de Sociologia na instituição escolar. Carga horária da disciplina, gestão escolar, questões políticas e carências na formação inicial continuada foram os principais achados apontados. Por fim, conclui-se e indica-se a necessidade de um olhar socioantropológico, através da formação inicial e continuada do professor, visando a superação de dilemas e melhor relação no fazer escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.186 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfessores de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola Públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGrupo Focalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectOlhar Socioantropológicopt_BR
Título: dc.titlePROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLA PÚBLICA: APROXIMAÇÕES A PARTIR DE UM OLHAR SOCIOANTROPOLÓGICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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