Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - PROFSOCIO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RAMOS, JOSÉ WILTON DE FREITAS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-06T17:40:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-06T17:40:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | JOSÉ WILTON DE FREITAS RAMOS – DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585555 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A relação dos professores de Sociologia do ensino médio com a escola pública ainda é um assunto pouco abordado nas pesquisas sobre ensino de Sociologia. Nosso trabalho apurou como esses docentes compreendem a escola pública e os desdobramentos de suas concepções em suas práticas e ações pedagógicas. Para tal, após levantamento do estado da arte e apoiados nas teorias de autores das ciências sociais e da educação, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa. Nosso aporte teórico em Ciências Sociais inclui Bourdieu, Dubet, Durkheim, Elias e Rocha e Tosta; em Educação, Brandão, Canário, Charlot, Imbernon e Pacheco. Dois grupos focais foram realizados entre julho e agosto de 2019. Contando com a participação de 10 sujeitos educadores de escolas públicas (regulares e integrais) de Campina Grande e sua zona metropolitana, com base nas categorias Escola pública, professores de Sociologia e olhar socioantropológico, acolhemos informações as quais perpassam a formação inicial até as experiências dos professores de Sociologia no espaço escolar. O estudo expõe, além das concepções dos docentes sobre a escola pública, elementos e relatos determinantes para a atuação do professor de Sociologia na instituição escolar. Carga horária da disciplina, gestão escolar, questões políticas e carências na formação inicial continuada foram os principais achados apontados. Por fim, conclui-se e indica-se a necessidade de um olhar socioantropológico, através da formação inicial e continuada do professor, visando a superação de dilemas e melhor relação no fazer escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.186 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola Pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Grupo Focal | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Olhar Socioantropológico | pt_BR |
Título: dc.title | PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE A ESCOLA PÚBLICA: APROXIMAÇÕES A PARTIR DE UM OLHAR SOCIOANTROPOLÓGICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons