Escola e Redes Sociais: Uma Reflexão Possível

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - PROFSOCIOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERNANDES, KALINE GOMES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-06T17:04:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-06T17:04:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-13-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, KALINE GOMES FERNANDES, DISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585554-
Resumo: dc.description.abstractA interação dos jovens com o universo virtual tornou-se frequente no ambiente escolar e tem gerado inúmeras transformações culturais, políticas e educacionais, além do que ganhou maior ênfase diante da expansão do Covid-19 que ocasionou nas suspensões das aulas presenciais. Esse cenário nos leva ao objetivo de estudar os impactos das redes sociais na educação e, particularmente, numa escola pública, identificando e analisando como os jovens estudantes usam e como pensam essas redes sociais, considerando os alunos do Ensino Médio do município de Montadas - PB. De modo a compreender como essa forma de pensar e o hábito do uso podem impactar em seu processo formativo educacional sob a perspectiva sociológica. Para isso, fizemos uma análise da literatura que trata das transformações experimentadas pela sociedade contemporânea através do quadro conceitual dialogando com as importantes influencias teóricas acerca da discussão desse fenômeno, como: Zygmunt Bauman, Manuel Castells, Raquel Recuero e Pierre Lévy e verificamos em perspectiva histórica como os estudos vieram avançando em termos conceituais e metodológicos desde a popularização da tecnologia WEB 2.0. Além disso, apresentamos as contribuições de Bauman no que se diz respeito aos aspectos teórico-metodológico, de modo a promover o diálogo vivo, como prática sociológica, com as experiências e as vivências dos estudantes, compreendendo os saberes da vida cotidiana pelos mesmos durante todo o processo da pesquisa, observando atentamente o comportamento no ambiente escolar e fazendo uso de reuniões de grupos focais, entrevistas semiestruturadas via WhatsApp e aplicações de questionários na sala de aula e nas plataformas digitais como procedimentos metodológicos para o desenvolvimento da pesquisa. Apresentando, ainda, as limitações e problemas enfrentados devido à crise sanitária e a implantação do ensino remoto que desafiou seu desenvolvimento. O frequente uso do aparelho smartphone intensificou as visitas nas plataformas digitais, inclusive nas redes sociais, sobretudo para atender as necessidades estudantis em tempo de pandemia, dividindo o acesso à internet, antes exclusivo para a manutenção de suas relações sociais, agora com as atividades escolares. Cabendo a Sociologia, portanto, a vocação de identificar no mundo vivido as possibilidades de produção de conhecimento a partir da reflexão da vida cotidiana e estimular a liberdade de escolha diante dos problemas e dos dilemas vivenciados, especialmente no contexto escolar com a eclosão do mundo virtual através das redes sociais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.637 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectRedes Sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudept_BR
Título: dc.titleEscola e Redes Sociais: Uma Reflexão Possívelpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons