AMBIENTE-SE: IDENTIDADE HISTÓRICA E AMBIENTAL

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Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSPÍNOLA, MARIA SYLVIA MARTIGNON-
Autor(es): dc.contributor.authorLEGENDRE, ALEXANDRE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-07T00:51:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-07T00:51:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-04-
identificador: dc.identifier.otherAMBIENTE-SE: IDENTIDADE HISTÓRICA E AMBIENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585548-
Resumo: dc.description.abstractO protótipo educativo foi elaborado com base nos resultados do estudo de percepção ambiental realizado com parcela da população de alunos dos 5° anos da rede municipal de ensino da Estância Turística de Piraju e em experiência pessoal da pesquisadora de 14 anos de trabalhos na área de Educação Ambiental. Teve como principal objetivo oportunizar momentos de aprendizagem aliados a diversão e curiosidade a fim de buscar o aprimoramento da percepção ambiental dos educandos. Por consequência, buscou o agir consciente frente aos sistemas naturais e às questões a eles pertinentes. Trata-se de um aplicativo móvel e pretende oferecer, dentro de contexto local, temas relacionados ao meio ambiente, com alguns conteúdos elencados no planejamento anual da disciplina de Educação Ambiental e Turismo e outros que foram selecionados de acordo com as análises feitas das respostas dadas no questionário de percepção ambiental. O material foi desenhado de forma a estar disponível em três perspectivas: (1) “jogar” – condução do conhecimento através de quiz sem postura de pontuação/ nível, mas com objetivo de averiguar o conhecimento prévio do sujeito que o explorar ou ainda, que o provoque a pensar sobre um assunto ou conceito mais abrangente; (2) “aprender” – seção que, alternada com a plataforma de quiz, ajude o aprendiz a obter uma ampliação de conhecimento de determinado conceito; (3) “explorar” – guia de visitação de áreas citadas nas duas primeiras seções. À seção “jogar” foram elencadas 10 perguntas constituintes do questionário de percepção ambiental. O protótipo foi construído de forma a estar adequada e disponível para smartphones Android e gratuita para a rede municipal de ensino de Pirajupt_BR
Tamanho: dc.format.extent560kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf/phppt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Título: dc.titleAMBIENTE-SE: IDENTIDADE HISTÓRICA E AMBIENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaplicativo móvelpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiências e Biologiapt_BR
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