Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SPÍNOLA, MARIA SYLVIA MARTIGNON | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEGENDRE, ALEXANDRE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-07T00:51:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-07T00:51:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | AMBIENTE-SE: IDENTIDADE HISTÓRICA E AMBIENTAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585548 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O protótipo educativo foi elaborado com base nos resultados do estudo de percepção ambiental realizado com parcela da população de alunos dos 5° anos da rede municipal de ensino da Estância Turística de Piraju e em experiência pessoal da pesquisadora de 14 anos de trabalhos na área de Educação Ambiental. Teve como principal objetivo oportunizar momentos de aprendizagem aliados a diversão e curiosidade a fim de buscar o aprimoramento da percepção ambiental dos educandos. Por consequência, buscou o agir consciente frente aos sistemas naturais e às questões a eles pertinentes. Trata-se de um aplicativo móvel e pretende oferecer, dentro de contexto local, temas relacionados ao meio ambiente, com alguns conteúdos elencados no planejamento anual da disciplina de Educação Ambiental e Turismo e outros que foram selecionados de acordo com as análises feitas das respostas dadas no questionário de percepção ambiental. O material foi desenhado de forma a estar disponível em três perspectivas: (1) “jogar” – condução do conhecimento através de quiz sem postura de pontuação/ nível, mas com objetivo de averiguar o conhecimento prévio do sujeito que o explorar ou ainda, que o provoque a pensar sobre um assunto ou conceito mais abrangente; (2) “aprender” – seção que, alternada com a plataforma de quiz, ajude o aprendiz a obter uma ampliação de conhecimento de determinado conceito; (3) “explorar” – guia de visitação de áreas citadas nas duas primeiras seções. À seção “jogar” foram elencadas 10 perguntas constituintes do questionário de percepção ambiental. O protótipo foi construído de forma a estar adequada e disponível para smartphones Android e gratuita para a rede municipal de ensino de Piraju | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 560k | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf/php | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais | pt_BR |
Título: dc.title | AMBIENTE-SE: IDENTIDADE HISTÓRICA E AMBIENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aplicativo móvel | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciências e Biologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
prototipo-educacional.pdf | 497.69 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585548/2/prototipo-educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons