ALIENAÇÃO EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO A PARTIR DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO GIL RODRIGUES NA CIDADE DE VERTENTES - PE

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - PROFSOCIOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMENEZES, MANOEL BRITO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-01-06T17:49:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-01-06T17:49:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- MANOEL BRITO MENEZES - DISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585542-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa desenvolve um estudo de caso sobre a situação da disciplina de Sociologia na Escola de Referência em Ensino Médio Gil Rodrigues, localizada na cidade de Vertentes-PE. Objetiva refletir sobre os elementos que contribuem para que os/as alunos/as se mostrem alienados dos conteúdos desta disciplina. Nesse sentido, o referencial teórico articula a concepção de alienação de Marx (1982, 2004, 2011, 2013), Marx e Engels (2010, 2011a, 2011b) e sua recepção no contexto brasileiro (RANIERI; FREIRE, 2000, 2017). Busca-se, dessa forma, uma apropriação reflexiva do conceito de alienação para realizar uma interpretação da dinâmica do funcionamento do ensino de sociologia nas escolas públicas a partir das perspectivas do/a professor/a e dos/as alunos/as (HANDFAS, MAIÇARA e FRAGA; LEAL e YOUNG; CARNIEL e BUENO, 2015, 2015, 2018). A pesquisa tem um caráter qualitativo, utilizando a entrevista como instrumento de coleta de dados e a observação simples como técnica complementar do processo, no qual os sujeitos pesquisados são alunos/as e professores/as da escola campo. Todos os dados levantados na coleta passaram por um processo de análise onde a realidade encontrada foi ancorada pelas teorias discutidas neste trabalho. Como resultado, a pesquisa demonstra que a alienação em relação à sociologia pode ser compreendida a partir de vários fatores, dentre eles: a falta de interesse por parte dos/as discentes, a quantidade de aulas durante a semana, a carência de profissionais formados na área de sociologia e o próprio sistema educacional, que através de questões burocráticas inviabilizam um avanço dessa área de conhecimento. Assim, percebe-se que a alienação está presente de maneira sutil na medida em que os/as alunos/as se mostram alheios às próprias produções, refletindo diretamente na maneira como tomam decisões na vida social.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.270 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMarxpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlienaçãopt_BR
Título: dc.titleALIENAÇÃO EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO A PARTIR DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO GIL RODRIGUES NA CIDADE DE VERTENTES - PEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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