Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - PROFSOCIO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MENEZES, MANOEL BRITO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-01-06T17:49:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-01-06T17:49:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE- MANOEL BRITO MENEZES - DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585542 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa desenvolve um estudo de caso sobre a situação da disciplina de Sociologia na Escola de Referência em Ensino Médio Gil Rodrigues, localizada na cidade de Vertentes-PE. Objetiva refletir sobre os elementos que contribuem para que os/as alunos/as se mostrem alienados dos conteúdos desta disciplina. Nesse sentido, o referencial teórico articula a concepção de alienação de Marx (1982, 2004, 2011, 2013), Marx e Engels (2010, 2011a, 2011b) e sua recepção no contexto brasileiro (RANIERI; FREIRE, 2000, 2017). Busca-se, dessa forma, uma apropriação reflexiva do conceito de alienação para realizar uma interpretação da dinâmica do funcionamento do ensino de sociologia nas escolas públicas a partir das perspectivas do/a professor/a e dos/as alunos/as (HANDFAS, MAIÇARA e FRAGA; LEAL e YOUNG; CARNIEL e BUENO, 2015, 2015, 2018). A pesquisa tem um caráter qualitativo, utilizando a entrevista como instrumento de coleta de dados e a observação simples como técnica complementar do processo, no qual os sujeitos pesquisados são alunos/as e professores/as da escola campo. Todos os dados levantados na coleta passaram por um processo de análise onde a realidade encontrada foi ancorada pelas teorias discutidas neste trabalho. Como resultado, a pesquisa demonstra que a alienação em relação à sociologia pode ser compreendida a partir de vários fatores, dentre eles: a falta de interesse por parte dos/as discentes, a quantidade de aulas durante a semana, a carência de profissionais formados na área de sociologia e o próprio sistema educacional, que através de questões burocráticas inviabilizam um avanço dessa área de conhecimento. Assim, percebe-se que a alienação está presente de maneira sutil na medida em que os/as alunos/as se mostram alheios às próprias produções, refletindo diretamente na maneira como tomam decisões na vida social. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.270 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Marx | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alienação | pt_BR |
Título: dc.title | ALIENAÇÃO EM RELAÇÃO À DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO A PARTIR DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO GIL RODRIGUES NA CIDADE DE VERTENTES - PE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons