Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferrite Lisauskas, Fabio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mossin, Eduardo André | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-31T16:52:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-31T16:52:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional: Roteiro para ensino-aprendizagem da avaliação econômica de projetos de investimento produtivo | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585466 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Roteiro apresenta um conjunto de orientações, conteúdos, alternativas e referências voltadas ao docente interessado no ensino-aprendizagem da avaliação econômica de projetos de investimento produtivo com estudantes do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (mais comumente identificado como Ensino Médio Integrado – EMI). Como referencial didático-metodológico é adotada a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) (SAVIANI, 2008) a partir da qual procura-se orientar um trabalho que situe, ao nível macroeconômico, os investimentos produtivos na totalidade das relações sociais contemporâneas, em interdisciplinaridade mais direta com tópicos da Sociologia, História, Geografia e Informática. Ao nível microeconômico, a avaliação econômica de projetos de investimento produtivo é situada no processo de orçamento de capital empresarial pelo qual são aprovados os investimentos de longo prazo de uma organização, mobilizando conhecimentos da Matemática (financeira e modelagem) e da Informática (planilhas eletrônicas). | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio integrado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação econômica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Investimento produtivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roteiro didático | - |
Título: dc.title | ROTEIRO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE PROJETOS DE INVESTIMENTO PRODUTIVO COMO CONTEÚDO POLITÉCNICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produtoeducacional_fabioferritelisauskas.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585466/3/produtoeducacional_fabioferritelisauskas.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons