HQ A EXPERIÊNCIA DA ANDRAGOGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA campus Belémpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, Helena do Socorro Campos da-
Autor(es): dc.contributor.authorPINTO, Emannuelle García-
Autor(es): dc.contributor.authorQUADROS, Mariana Victória Cruz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-31T01:58:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-31T01:58:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherHQ A EXPERIÊNCIA DA ANDRAGOGIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585454-
Resumo: dc.description.abstractA Tecnologia Educacional no formato História em Quadrinhos (HQ) “A Experiência da Andragogia” produzida pelas discentes Mariana Victória Cruz Quadros e Emannuelle García Pinto do curso de Licenciatura em Química, por meio da disciplina Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, orientada pela Professora Helena Rocha é apresentada como produto final de avaliação da disciplina. A HQ trata da teoria da Andragogia desenvolvida pelo pesquisador e um dos principais educadores de adultos de toda história Malcolm Knowles, tendo como base a sala de aula, através do ensino de um conteúdo de suma importância na área da Química: Elementos químicos e suas funções no organismo humano. O principal objetivo desta HQ é fazer a transposição didática do ensino da Química em sala de aula. Este instrumento é um recurso importante que contribui para a sociedade, atingindo a qualquer faixa etária e facilitando a compreensão com uma linguagem simples, tendo em vista que o assunto abordado está diretamente relacionado dia a dia e enfatizando a importância do ensino da química. A história em quadrinhos, com base na teoria de Knowles mostrar a aplicação da Andragogia em sala de aula, atentando para todas as necessidades dos aprendentes e a importância do facilitador no desenvolvimento da aprendizagem de adultos, uma vez que muitos destes têm seu tempo ocupado por muitas obrigações, ou estão há muito tempo sem estudar e precisam de uma atenção especial, visando evitar evasão em massa do sistema de ensino, portanto, promovendo a Motivação, um dos pressupostos explanados na teoria andragógica. Sendo assim, o trabalho apresentado é uma ferramenta importante para a construção do conhecimento para os futuros professores de Química.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,04 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAndragogiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectKnowlespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectElementos Químicospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímicapt_BR
Título: dc.titleHQ A EXPERIÊNCIA DA ANDRAGOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePsicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimentopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons