HQ APRENDIZAGEM VYGOTSKYANA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ - IFPA campus Belémpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, Helena do Socorro Campos da-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Bárbara Thaysa Lima da-
Autor(es): dc.contributor.authorVASCONCELOS, Flavio Reinaldo dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorCORRÊA, Ana Caroline de Assunção-
Autor(es): dc.contributor.authorMORAES, Gisele Guedes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-30T23:38:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-30T23:38:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherHQ APRENDIZAGEM VYGOTSKYANApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585430-
Resumo: dc.description.abstractA História em Quadrinhos (HQ) produzida pelos discentes do curso de Licenciatura em Matemática por meio da disciplina Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento, orientada pela Prof. Helena Rocha, é apresentada como produto final de avaliação da disciplina. A HQ trata da teoria Histórico-Social desenvolvida pelo Russo Lev Vygotsky, tendo como base uma sala de aula, através do ensino de um conteúdo muito importante na Matemática: A Geometria Espacial. O principal objetivo desta HQ é facilitar o ensino da Geometria Espacial em sala de aula. Este instrumento é um recurso importante que contribui para a sociedade atingindo qualquer faixa etária, pois possui uma linguagem simples e compreensível. A finalidade da história em quadrinhos, com base na teoria Vygotskyana, é fazer com que os alunos aprendam nas salas de aula o assunto da Geometria Espacial e sejam estimulados à buscar, à priori, em seu Nível de Desenvolvimento Real (NDR) o que já sabem sobre o assunto e no Nível de Desenvolvimento Potencial (NDP) buscar aprender o que ainda não sabem, com o auxílio de um mediador. A posteriori, internalizam o conhecimento adquirido para validar o que foi aprendido. E assim, compreender como o ensino sob a perspectiva histórico-social pode contribuir de forma significativa para a aprendizagem formando a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Portanto, o trabalho apresentado será uma ferramenta importante para a construção do conhecimento, para os novos discentes. Servindo de exemplo para o ensino de qualquer matéria de modo mais prático de ser compreendido. Além disso, apresentamos um meio eficaz de estudo de conteúdos como a Geometria Espacial, para que seja ensinada sem a imagem tradicional de ensino na Formação de Professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,25 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectVygotskypt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGeometria Espacialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Título: dc.titleHQ APRENDIZAGEM VYGOTSKYANApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseLicenciatura em Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePsicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimentopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons