O IMPACTO DO USO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS NA CAPACIDADE ATENCIONAL: UMA ANÁLISE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIF Sertão-PEpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Silvia-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-30T13:44:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-30T13:44:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-15-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585414-
Resumo: dc.description.abstractDiante do intenso avanço tecnológico e crescente utilização de mídias digitais, principalmente, o uso do smartphone, passamos a ficar conectados e acessíveis 24 horas por dia, realizando cada vez mais tarefas simultâneas. Embora o uso de mídias eletrônicas como ferramentas de aprendizagem tenha proporcionado benefícios para crianças e adolescentes, seu uso por longas horas tem gerado preocupação. Isso porque, pesquisas como a realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação CETIC.br, tem evidenciado aumento no uso e consumo de notícias online por crianças e adolescentes. Este aumento na utilização de dispositivos eletrônicos, emerge o interesse em compreender quais impactos a utilização de mídias eletrônicas acarreta na atenção concentrada dos jovens estudantes, e se há como consequência comprometimento no processo de aprendizagem. Compreende-se a atenção como uma das principais aliadas na percepção do que nos rodeia, na compreensão do aqui e agora e na aquisição da aprendizagem. Ela nos permite realizar diversas ações no nosso dia a dia. No processo de aprendizagem, não é diferente, pois a atenção é imprescindível para a aquisição do conhecimento, principalmente para a compreensão e execução de algo mais complexo, sendo base para que outras funções psicológicas ocorram. Diante disso, o processo metodológico aqui descrito é parte da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realizada através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Salgueiro. A proposta metodológica utilizada objetivou realizar análise exploratória da atenção concentrada, uso de dispositivos eletrônicos e desempenho acadêmico dos estudantes, com foco na identificação das barreiras que interferem a atenção dos estudantes. Entende-se que é singular identificar, nos dias atuais, se o uso demasiado de mídias eletrônicas vem impedindo a consolidação da aprendizagem, pois a partir de tais constatações poder-se-á, inclusive, intervir nesse aspecto propondo ações oportunas. Para tanto, esta cartilha poderá ser utilizada por professores que tenham interesse em compreender um pouco mais sobre o processo cognitivo atencional e por pesquisadores interessados na reprodutibilidade da metodologia utilizada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent400KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectTDICspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtenção concentradapt_BR
Título: dc.titleO IMPACTO DO USO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS NA CAPACIDADE ATENCIONAL: UMA ANÁLISE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT)pt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons