Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IF Sertão-PE | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Silvia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Marcelo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-30T13:44:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-30T13:44:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto Educacional.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585414 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Diante do intenso avanço tecnológico e crescente utilização de mídias digitais, principalmente, o uso do smartphone, passamos a ficar conectados e acessíveis 24 horas por dia, realizando cada vez mais tarefas simultâneas. Embora o uso de mídias eletrônicas como ferramentas de aprendizagem tenha proporcionado benefícios para crianças e adolescentes, seu uso por longas horas tem gerado preocupação. Isso porque, pesquisas como a realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação CETIC.br, tem evidenciado aumento no uso e consumo de notícias online por crianças e adolescentes. Este aumento na utilização de dispositivos eletrônicos, emerge o interesse em compreender quais impactos a utilização de mídias eletrônicas acarreta na atenção concentrada dos jovens estudantes, e se há como consequência comprometimento no processo de aprendizagem. Compreende-se a atenção como uma das principais aliadas na percepção do que nos rodeia, na compreensão do aqui e agora e na aquisição da aprendizagem. Ela nos permite realizar diversas ações no nosso dia a dia. No processo de aprendizagem, não é diferente, pois a atenção é imprescindível para a aquisição do conhecimento, principalmente para a compreensão e execução de algo mais complexo, sendo base para que outras funções psicológicas ocorram. Diante disso, o processo metodológico aqui descrito é parte da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) realizada através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Salgueiro. A proposta metodológica utilizada objetivou realizar análise exploratória da atenção concentrada, uso de dispositivos eletrônicos e desempenho acadêmico dos estudantes, com foco na identificação das barreiras que interferem a atenção dos estudantes. Entende-se que é singular identificar, nos dias atuais, se o uso demasiado de mídias eletrônicas vem impedindo a consolidação da aprendizagem, pois a partir de tais constatações poder-se-á, inclusive, intervir nesse aspecto propondo ações oportunas. Para tanto, esta cartilha poderá ser utilizada por professores que tenham interesse em compreender um pouco mais sobre o processo cognitivo atencional e por pesquisadores interessados na reprodutibilidade da metodologia utilizada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 400KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | TDICs | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção concentrada | pt_BR |
Título: dc.title | O IMPACTO DO USO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS NA CAPACIDADE ATENCIONAL: UMA ANÁLISE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ProdutoEducacional.pdf | 390.93 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585414/2/ProdutoEducacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons