Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Alagoas -UFAL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARIA DIRLENE ALVES FERREIRA, MARIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LUCY VIEIRA DA SILVA LIMA, LUCY | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDREA MARQUES VANDERLEI FREGADOLLI, ANDREA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-28T17:20:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-28T17:20:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://ge.tt/5lv3LZ43 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO MPES DIRLENE | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585352 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Trabalho Acadêmico de Conclusão de Curso (TACC) apresenta o resultado de estudo, desenvolvido durante mestrado, cujo objetivo foi analisar o ensino sobre reumatologia na graduação em Medicina das universidades públicas do Brasil e as competências necessárias no contexto da Política de Saúde. Trata-se uma pesquisa exploratória, na qual se utilizou a metodologia de análise documental, tendo como fontes os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC), disponibilizados por meio eletrônico. Para a sistematização dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo, cujos insumos possibilitaram a organização dos resultados em um artigo e um produto de intervenção. O artigo discutiu os avanços, desafios pedagógicos e perspectivas do ensino da reumatologia na graduação em Medicina, indicando como resultado que, das 44 universidades pesquisadas, 30 incluem o conteúdo de reumatologia nas suas matrizes curriculares. Contudo, a maioria aborda o conteúdo de forma genérica, dialogando pouco com os protocolos clínicos que orientam as práticas nos serviços de saúde. Considerando os resultados apontados na investigação acerca do ensino em reumatologia, o estudo apresentou como produto um aplicativo de apoio clínico-assistencial e técnico-pedagógico na área de reumatologia para ser utilizado nas unidades básicas de saúde. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 561 KB (575.250 bytes) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino em Reumatologia. Matriz Curricular. Atenção Primária. Patologias Reumáticas. | pt_BR |
Título: dc.title | PRODUTO: APLICATIVO DE APOIO CLÍNICO-ASSISTENCIAL E TÉCNICO- PEDAGÓGICO NA ÁREA DE REUMATOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aplicativo móvel | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado de Ensino Profissional na Saúde - MEPS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aplicativos Móveis |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons