A SOCIOLOGIA E A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DA ESCOLA GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA, MASSAPÊ-CE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Francisco Dagmauro do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-27T18:55:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-27T18:55:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-05-22-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO /LICENÇApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585335-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho consiste numa intervenção pedagógica realizada junto a um grupo de estudantes do ensino médio da E.E.M. Governador Adauto Bezerra, de Massapê-CE, desenvolvida nas aulas da disciplina de Sociologia. Seu objetivo foi compreender como o meio ambiente é percebido pelos alunos e analisar se, e como, as aulas de Sociologia podem contribuir para mudanças em suas percepções ambientais. Sua relevância está em abordar as questões ambientais sob o enfoque da Sociologia Ambiental, colaborando para o ensino de Sociologia no Ensino Médio, através de reflexões teóricas e da adoção de recursos metodológicos nas análises de tais questões. A execução deste trabalho ocorreu por meio de uma pesquisa-ação, operacionalizada a partir da cartografia social. Pudemos constatar que o grupo pesquisado faz uso das categorias “ambiente sujo” e “ambiente limpo” para expressar sua percepção ambiental. Enquanto uns discentes associam o meio ambiente à poluição ambiental, desmatamentos e queimadas; outros o idealizam como sendo aquilo que está relacionado ao verde, à fauna, à flora, ao pôr-do-sol, aos rios. Verificamos que a percepção ambiental de muitos estudantes foi se transformando no decorrer de nossa pesquisa-ação. Decerto, este trabalho servirá de suporte para os docentes da educação básica, no sentido de subsidiá-los com uma ferramenta metodológica para abordar as questões ambientais e a percepção ambiental dos discentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4519 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPercepção Ambiental; Meio Ambiente; Sociologia; Ensino Médio.pt_BR
Título: dc.titleA SOCIOLOGIA E A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DA ESCOLA GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA, MASSAPÊ-CEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons