Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Francisco Dagmauro do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-27T18:55:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-27T18:55:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO /LICENÇA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585335 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho consiste numa intervenção pedagógica realizada junto a um grupo de estudantes do ensino médio da E.E.M. Governador Adauto Bezerra, de Massapê-CE, desenvolvida nas aulas da disciplina de Sociologia. Seu objetivo foi compreender como o meio ambiente é percebido pelos alunos e analisar se, e como, as aulas de Sociologia podem contribuir para mudanças em suas percepções ambientais. Sua relevância está em abordar as questões ambientais sob o enfoque da Sociologia Ambiental, colaborando para o ensino de Sociologia no Ensino Médio, através de reflexões teóricas e da adoção de recursos metodológicos nas análises de tais questões. A execução deste trabalho ocorreu por meio de uma pesquisa-ação, operacionalizada a partir da cartografia social. Pudemos constatar que o grupo pesquisado faz uso das categorias “ambiente sujo” e “ambiente limpo” para expressar sua percepção ambiental. Enquanto uns discentes associam o meio ambiente à poluição ambiental, desmatamentos e queimadas; outros o idealizam como sendo aquilo que está relacionado ao verde, à fauna, à flora, ao pôr-do-sol, aos rios. Verificamos que a percepção ambiental de muitos estudantes foi se transformando no decorrer de nossa pesquisa-ação. Decerto, este trabalho servirá de suporte para os docentes da educação básica, no sentido de subsidiá-los com uma ferramenta metodológica para abordar as questões ambientais e a percepção ambiental dos discentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4519 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção Ambiental; Meio Ambiente; Sociologia; Ensino Médio. | pt_BR |
Título: dc.title | A SOCIOLOGIA E A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES AMBIENTAIS DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DA ESCOLA GOVERNADOR ADAUTO BEZERRA, MASSAPÊ-CE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Sociologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons