Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Galvão, Dante Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-27T18:31:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-27T18:31:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO /LICENÇA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585298 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho se constitui a partir do objetivo de analisar as contribuições do MST para a elevação da escolaridade e acesso ao direito à educação no assentamento José Constâncio, em Palmeirais-PI. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa, se valendo de entrevistas semi-estruturadas para a interlocução com os sujeitos. A ampliação da compreensão sobre o fenômeno em estudo foi construída a partir do referencial teórico da Educação do Campo e de aportes da sociologia, situados na teoria crítica elaborada por Boaventura de Sousa Santos, tendo como balizamento a chave-conceitual regulação/emancipação. A pesquisa demonstrou o protagonismo do MST em criar oportunidades de escolarização aos sujeitos da reforma agrária por compreender que este é um caminho de emancipação da condição de subalternidade do camponês. A construção de escolas em áreas de assentamento é consequência da luta pelo direito à educação, através de reivindicação de políticas públicas. No Piauí, o MST tem participado da gestão de escolas em áreas de assentamento por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Educação, mas essa experiência tem se realizada na arena de tensões entre a regulação do estado e a utopia da emancipação. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2345 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização em assentamento. Educação do Campo. emancipação e regulação. MST | pt_BR |
Título: dc.title | A LUTA PELO DIREITO DE ESTUDAR: UM ESTUDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO MOVIMENTO SEM TERRA – MST PARA A ESCOLARIZAÇÃO EM ÁREA DE ASSENTAMENTO DA REFORMA AGRÁRIA NO PIAUÍ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Sociologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons