O Corujinha: A experiência de uso de um Jornal Escolar como ferramenta de auxílio no ensino-aprendizagem em Sociologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Ricardo de Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-27T18:12:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-27T18:12:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-24-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO /LICENÇApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585297-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta a análise de um projeto de intervenção no ensino da disciplina de Sociologia na Educação Básica com o apoio da técnica do jornal escolar, entendendo que refletir sobre o uso das práticas pedagógicas constitui premissa indeclinável quando se projeta um trabalho sob a perspectiva de apreciação da prática docente. Pesquisa de caráter teórico-metodológico discute alguns problemas e algumas ideias relacionados às pesquisas que envolvem intervenções na área da Educação. Propõe-se também a socializar os resultados levantados a partir da experiência de intervenção pedagógica, cuja essência está concentrada na valorização do conhecimento dos estudantes e na utilização do jornal escolar como material de apoio pedagógico no processo de ensinar e aprender Sociologia. A intervenção pedagógica foi realizada na Escola Estadual Pedro Evangelista Caminha, com o objetivo de trabalhar os conteúdos de forma contextualizada e interativa, contribuido para o desenvolvimento de habilidades reflexivas por meio da produção textual de gênero jornalístico, e para uma aprendizagem significativa, conceito central da teoria de David Ausubel (1963), que concebe a apreensão de novo conhecimento a partir de uma interação com o conhecimento já existente no sujeito. Esse estudo contém a síntese das implicações práticas do projeto de intervenção, no qual constatou-se ser uma proposta possível de aproveitamento no ambiente escolar, comprometida que está com um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. A pesquisa torna-se necessária tendo em vista às escassas investigações que relatem e analisem experiências com a prática de intervenção no ensino de Sociologia, a partir do aporte metodológico do jornal escolar, de modo que pouco se sabe sobre as contribuições que esse recurso pode apresentar para avanços no processo de ensino e aprendizagem da disciplina.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.024 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectJornal Escolar. Intervenção Pedagógica. Ensino-Aprendizagem e Sociologia.pt_BR
Título: dc.titleO Corujinha: A experiência de uso de um Jornal Escolar como ferramenta de auxílio no ensino-aprendizagem em Sociologiapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons