Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Borges, Ricardo de Moura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-27T18:12:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-27T18:12:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO /LICENÇA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585297 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a análise de um projeto de intervenção no ensino da disciplina de Sociologia na Educação Básica com o apoio da técnica do jornal escolar, entendendo que refletir sobre o uso das práticas pedagógicas constitui premissa indeclinável quando se projeta um trabalho sob a perspectiva de apreciação da prática docente. Pesquisa de caráter teórico-metodológico discute alguns problemas e algumas ideias relacionados às pesquisas que envolvem intervenções na área da Educação. Propõe-se também a socializar os resultados levantados a partir da experiência de intervenção pedagógica, cuja essência está concentrada na valorização do conhecimento dos estudantes e na utilização do jornal escolar como material de apoio pedagógico no processo de ensinar e aprender Sociologia. A intervenção pedagógica foi realizada na Escola Estadual Pedro Evangelista Caminha, com o objetivo de trabalhar os conteúdos de forma contextualizada e interativa, contribuido para o desenvolvimento de habilidades reflexivas por meio da produção textual de gênero jornalístico, e para uma aprendizagem significativa, conceito central da teoria de David Ausubel (1963), que concebe a apreensão de novo conhecimento a partir de uma interação com o conhecimento já existente no sujeito. Esse estudo contém a síntese das implicações práticas do projeto de intervenção, no qual constatou-se ser uma proposta possível de aproveitamento no ambiente escolar, comprometida que está com um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. A pesquisa torna-se necessária tendo em vista às escassas investigações que relatem e analisem experiências com a prática de intervenção no ensino de Sociologia, a partir do aporte metodológico do jornal escolar, de modo que pouco se sabe sobre as contribuições que esse recurso pode apresentar para avanços no processo de ensino e aprendizagem da disciplina. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3.024 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Jornal Escolar. Intervenção Pedagógica. Ensino-Aprendizagem e Sociologia. | pt_BR |
Título: dc.title | O Corujinha: A experiência de uso de um Jornal Escolar como ferramenta de auxílio no ensino-aprendizagem em Sociologia | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Sociologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ricardo.pdf | 350,84 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585297/2/ricardo.pdfDownload | |
Dissertacao de Mestrado SOCIOLOGIA 2020 - Versao Final (3).pdf | 2,67 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585297/3/Dissertacao de Mestrado SOCIOLOGIA 2020 - Versao Final (3).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons