O ENSINO DE FILOSOFIA NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Regis Clemente da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-26T15:52:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-26T15:52:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-17-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585296-
Resumo: dc.description.abstractFalar de filosofia e defender o seu ensino como forma de construção da emancipação humana se torna necessário e urgente visto que, como acentuava Antonio Gramsci, “tudo é política, também a filosofia ou as filosofias e a única ‘filosofia’ é a história em ato, isto é, a própria vida” (GRAMSCI, 1978, p. 886). A partir da base teórico-metodológica assumida pelo autor, a importância de uma filosofia e de seu ensino no sistema educacional brasileiro pode ser avaliada na medida em que possibilita ao estudante formar um pensamento coerente, autônomo e crítico, criando as possibilidades de formação necessárias para se tomar nas mãos o nosso destino. Esta relação teoria e prática, que se expressa na ação e no comportamento, é a única forma de compreender e superar as nossas contradições históricas.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectemancipação humanapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFilosofiapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE FILOSOFIA NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons