Por Palavras e Gestos: a Arte da Linguagem Vol II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Artemispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVasconcelos Almeida, Patricia-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva de Paula Vieira, Mauriceia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-25T21:10:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-25T21:10:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editoraartemis.com.br/livro/2836/-
identificador: dc.identifier.otherARTEMIS_Por Palavras e Gestos IIpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585232-
Resumo: dc.description.abstractOs estudos que envolvem a linha de ensino-aprendizagem de línguas, seus métodos e seus princípios, percorrem searas diversas e acabam por tangenciar as questões relacionadas aos aspectos culturais. Por essa razão, é recorrente a menção de que língua e cultura são indissociáveis, posição essa reverberada por Kramsch (1998) que, há mais de duas décadas, já afirmava que as línguas expressam e simbolizam realidades culturais. Desta forma, seja nos aspectos instrumentais da língua, seja nas especificidades do ensino da língua materna, neste caso a língua portuguesa, bem como nas peculiaridades do ensino de língua estrangeira - língua inglesa e língua portuguesa para estrangeiros - e ainda na sutiliza da língua brasileira de sinais e da língua indígena, os aspectos linguísticos estão entrelaçados às questões culturais. Considerando também as oportunidades e possiblidades oriundas de um novo saber constituído pelo processo de ensino-aprendizagem de línguas, é possível perceber que independentemente do prisma em que se observa, se estuda e se teoriza o processo de ensino-aprendizagem da língua, as premissas da internacionalização se fazem presentes quando a intenção é fornecer subsídios que viabilizem as trocas interculturais entre os aprendizes de línguas. Não limitado aos aspectos linguísticos, é possível encontrar no ensino da literatura, dos gêneros textuais, dos enunciados - e porque não mencionar dos comportamentos sociais vistos como uma manifestação de linguagem - congruências que permitem ressaltar sua significação em benefício do aprendiz de línguas. Assim, esperamos que este segundo volume do livro Por Palavras e Gestos: A Arte da Linguagem seja mais uma contribuição para os profissionais e estudiosos que se veem envoltos na busca da compreensão dos diversos aspectos que constroem o processo de ensino-aprendizagem de línguas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem; Ensino de Línguas; Leitura e Escrita; Literatura; Ensino; Aprendizagem.pt_BR
Título: dc.titlePor Palavras e Gestos: a Arte da Linguagem Vol IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons