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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Editora Artemis | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho de Oliveira, Antonella | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-25T19:14:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-25T19:14:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.editoraartemis.com.br/livro/2822/ | - |
| identificador: dc.identifier.other | ARTEMIS_A Formação do Professor de Matemática | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585225 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi analisar a formação inicial do professor de matemática em um curso de licenciatura à distância, sob a tríade: entrada, processo e saída. O problema central da pesquisa consistiu em responder a seguinte pergunta: Como é a qualidade da formação inicial do professor de matemática em cursos de licenciatura à distância? Subjacente a esta questão, a hipótese foi formulada nos seguintes termos: Se os indicadores para a formação inicial do professor de matemática à distância forem articulados criticamente, então há possibilidade que essa formação resulte em professores capazes de compreender o processo dinâmico em que o ensino está inserido, as complexas variáveis que interferem no método educativo e que sejam capazes de controlar esta prática de forma consciente, encontrando referências para evitar o limbo teórico e racionalizar a sua práxis. O método utilizado para a pesquisa foi o indutivo. A pesquisa foi caracterizada em função de sua natureza como aplicada; em função do problema como qualitativa; em função dos objetivos como exploratória e metodológica e em função dos procedimentos técnicos adotados como bibliográfica e de campo. O procedimento metodológico que deu suporte à realização da pesquisa teve como base o modelo de Quivy e Campenhoudt (1992) denominado “As Etapas do Procedimento”. A pesquisa desenvolveu-se em dois momentos, um teórico e um de pesquisa de campo efetivado no curso de matemática a distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários, a análise do Projeto Pedagógico do Curso em questão e do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade. A população pesquisada foi composta por 316 indivíduos, sendo 270 alunos, 24 professores, 20 tutores e dois funcionários técnicos administrativos. Quanto à aplicação dos questionários, foi deliberado que em função de a população pesquisada encontrar-se dispersa geograficamente, lançar-seia mão do questionário de auto aplicação. Obtivemos retorno de 187 alunos (69,25%), 24 professores (91,66%) e 17 tutores (85%). O referencial teórico abordou os temas: EAD, avaliação e a formação do professor de matemática. A luz dos resultados encontrados, compreendemos que a hipótese desta tese não foi confirmada, pois o retrato do professor formado no curso analisado, carece de instrumental pedagógico teórico-prático para que possa realizar um trabalho efetivo e de qualidade nas escolas de educação básica de todo o Brasil. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | A Formação do Professor de Matemática em Cursos de Licenciatura à Distância – Uma Análise da Tríade: Entrada, Processo e Saída | pt_BR |
| Título: dc.title | A Formação do Professor de Matemática em Cursos de Licenciatura à Distância – Uma Análise da Tríade: Entrada, Processo e Saída | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
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| ARTEMIS_A formação do professor de matemática.pdf | 4,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585225/2/ARTEMIS_A formação do professor de matemática.pdfDownload |
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