A Formação do Professor de Matemática em Cursos de Licenciatura à Distância – Uma Análise da Tríade: Entrada, Processo e Saída

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Autor(es): dc.contributorEditora Artemispt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho de Oliveira, Antonella-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-25T19:14:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-25T19:14:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.editoraartemis.com.br/livro/2822/-
identificador: dc.identifier.otherARTEMIS_A Formação do Professor de Matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585225-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi analisar a formação inicial do professor de matemática em um curso de licenciatura à distância, sob a tríade: entrada, processo e saída. O problema central da pesquisa consistiu em responder a seguinte pergunta: Como é a qualidade da formação inicial do professor de matemática em cursos de licenciatura à distância? Subjacente a esta questão, a hipótese foi formulada nos seguintes termos: Se os indicadores para a formação inicial do professor de matemática à distância forem articulados criticamente, então há possibilidade que essa formação resulte em professores capazes de compreender o processo dinâmico em que o ensino está inserido, as complexas variáveis que interferem no método educativo e que sejam capazes de controlar esta prática de forma consciente, encontrando referências para evitar o limbo teórico e racionalizar a sua práxis. O método utilizado para a pesquisa foi o indutivo. A pesquisa foi caracterizada em função de sua natureza como aplicada; em função do problema como qualitativa; em função dos objetivos como exploratória e metodológica e em função dos procedimentos técnicos adotados como bibliográfica e de campo. O procedimento metodológico que deu suporte à realização da pesquisa teve como base o modelo de Quivy e Campenhoudt (1992) denominado “As Etapas do Procedimento”. A pesquisa desenvolveu-se em dois momentos, um teórico e um de pesquisa de campo efetivado no curso de matemática a distância da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários, a análise do Projeto Pedagógico do Curso em questão e do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade. A população pesquisada foi composta por 316 indivíduos, sendo 270 alunos, 24 professores, 20 tutores e dois funcionários técnicos administrativos. Quanto à aplicação dos questionários, foi deliberado que em função de a população pesquisada encontrar-se dispersa geograficamente, lançar-seia mão do questionário de auto aplicação. Obtivemos retorno de 187 alunos (69,25%), 24 professores (91,66%) e 17 tutores (85%). O referencial teórico abordou os temas: EAD, avaliação e a formação do professor de matemática. A luz dos resultados encontrados, compreendemos que a hipótese desta tese não foi confirmada, pois o retrato do professor formado no curso analisado, carece de instrumental pedagógico teórico-prático para que possa realizar um trabalho efetivo e de qualidade nas escolas de educação básica de todo o Brasil.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectA Formação do Professor de Matemática em Cursos de Licenciatura à Distância – Uma Análise da Tríade: Entrada, Processo e Saídapt_BR
Título: dc.titleA Formação do Professor de Matemática em Cursos de Licenciatura à Distância – Uma Análise da Tríade: Entrada, Processo e Saídapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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