
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | IFRS | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | FAGUNDES, FABIANA CENTENO | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | ESCOTT, CLARICE MONTEIRO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-23T21:32:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-23T21:32:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-23 | - |
| identificador: dc.identifier.other | GUIA DE AUTOAVALIAÇÃO PARA A EPT | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585180 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este Guia é fruto de Pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - PROFEPT, intitulada "Autoavaliação Institucional: Contribuições para os Processos de Gestão do Ensino Técnico e Tecnológico", e está vinculada a Linha de Pesquisa Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos. Espera-se que as informações aqui contidas colaborem com todos os atores e, principalmente, gestores, na consolidação do protagonismo da autoavaliação como prática social orientada a produzir efeitos pedagógicos e políticos para uma gestão democrática em Instituições Federais de Ensino. traz uma compilação das bases teóricas e dos princípios norteadores da Autoavaliação Institucional e está organizado em quatro capítulos: o primeiro capítulo é o da Contextualização: IFSul e a Autoavaliação Institucional, instituição onde foi desenvolvida a pesquisa, nesse capítulo há uma síntese dos documentos institucionais o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), um histórico da Autoavaliação Institucional e seus desdobramentos no Câmpus Gravataí, bem como perfil dos estudantes e dos cursos. No Capítulo 2, Organização da Autoavaliação Institucional no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) são reveladas como as bases conceituais que embasam essa modalidade educacional e como se articulam com a Legislação, as etapas, os princípios e o estabelecimento de uma cultura de autoavaliação. No Capítulo 3, consta A Autoavaliação Institucional na prática da gestão Democrática e o Planejamento Participativo diante da institucionalidade dos Institutos Federais. Por fim, é apresentada a proposta de Fluxos e Processos da Organização da Autoavaliação na Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 9,3 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Autoavaliação Institucional | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Emancipatória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento Participativo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
| Título: dc.title | GUIA DE AUTO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT): CONTRIBUIÇÕES PARA UM PERCURSO DEMOCRÁTICO, PARTICIPATIVO E EDUCACIONAL | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | ProfEPT | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Guia de Autoavaliação com ISBN.pdf | 9.08 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585180/2/Guia de Autoavaliação com ISBN.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons