Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Brito, Mizânia Mizilílian Pessoa Barradas de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-22T18:11:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-22T18:11:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO /LICENÇA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585153 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo analisar de que forma a teoria do reconhecimento de direitos contribui para a compreensão e problematização acerca do rol de direitos que compõe a noção de cidadania dos alunos de ensino médio da Unidade Escolar “Verdes mares bravios”, localizada no município de Teresina, capital do Estado do Piauí. Propõe fazer uma análise sobre a contribuição da perspectiva teórica do reconhecimento de direitos para a compreensão dos direitos de cidadania, por parte dos alunos, partindo do ensino de sociologia e de experiências em grupo. O aporte teórico que dá consistência às discussões apoia-se em pensamentos, diálogos e aspectos conceituais sobre a teoria do reconhecimento de direitos em Honneth (2009), tipos de cidadania em Marshal (1967), sobre o desenvolvimento da cidadania no Brasil, de Carvalho (2019), imaginação sociológica, Mills (1969), dentre outros, que foram utilizados como fundamento para corroborar nas perspectivas decorrentes do trabalho de pesquisa desenvolvido em campo. Levando em conta os objetivos deste estudo, a metodologia qualitativa é predominante, possibilitada por meio de técnicas como questionário, observação participante e grupo focal. Os resultados mostram que a teoria do reconhecimento de direitos possibilita direcionar a condução de conteúdos da sociologia a valorizar as experiências cotidianas e construídas em grupos pelos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2978KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos. Ensino de sociologia. Teoria do Reconhecimento. | pt_BR |
Título: dc.title | “SE NÃO ESTÁ BOM PRA VOCÊ, ENTÃO NÃO ESTÁ BOM PRA MIM”: TEORIA DO RECONHECIMENTO DE DIREITOS COMO CONTRIBUTO AO ENSINO DE SOCIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Sociologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons