“SE NÃO ESTÁ BOM PRA VOCÊ, ENTÃO NÃO ESTÁ BOM PRA MIM”: TEORIA DO RECONHECIMENTO DE DIREITOS COMO CONTRIBUTO AO ENSINO DE SOCIOLOGIA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBrito, Mizânia Mizilílian Pessoa Barradas de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-22T18:11:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-22T18:11:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-07-14-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO /LICENÇApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585153-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo analisar de que forma a teoria do reconhecimento de direitos contribui para a compreensão e problematização acerca do rol de direitos que compõe a noção de cidadania dos alunos de ensino médio da Unidade Escolar “Verdes mares bravios”, localizada no município de Teresina, capital do Estado do Piauí. Propõe fazer uma análise sobre a contribuição da perspectiva teórica do reconhecimento de direitos para a compreensão dos direitos de cidadania, por parte dos alunos, partindo do ensino de sociologia e de experiências em grupo. O aporte teórico que dá consistência às discussões apoia-se em pensamentos, diálogos e aspectos conceituais sobre a teoria do reconhecimento de direitos em Honneth (2009), tipos de cidadania em Marshal (1967), sobre o desenvolvimento da cidadania no Brasil, de Carvalho (2019), imaginação sociológica, Mills (1969), dentre outros, que foram utilizados como fundamento para corroborar nas perspectivas decorrentes do trabalho de pesquisa desenvolvido em campo. Levando em conta os objetivos deste estudo, a metodologia qualitativa é predominante, possibilitada por meio de técnicas como questionário, observação participante e grupo focal. Os resultados mostram que a teoria do reconhecimento de direitos possibilita direcionar a condução de conteúdos da sociologia a valorizar as experiências cotidianas e construídas em grupos pelos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2978KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDireitos. Ensino de sociologia. Teoria do Reconhecimento.pt_BR
Título: dc.title“SE NÃO ESTÁ BOM PRA VOCÊ, ENTÃO NÃO ESTÁ BOM PRA MIM”: TEORIA DO RECONHECIMENTO DE DIREITOS COMO CONTRIBUTO AO ENSINO DE SOCIOLOGIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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