DE CIÊNCIA À DISCIPLINA: UMA ANÁLISE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO TOMAZ POMPEU DE SOUSA BRASIL, EM ACARAÚ-CE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Lucas Eduardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-22T17:42:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-22T17:42:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-30-
identificador: dc.identifier.otherDISSERTAÇÃO /LICENÇA AUTORALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585150-
Resumo: dc.description.abstractO trabalho tem como tema o ensino de Sociologia no nível médio e seu objeto é a transposição do conhecimento adquirido nos cursos de licenciatura em Ciências Sociais para os jovens da Educação Básica, a partir da realidade da Escola de Ensino Médio (EEM) Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, em Acaraú-CE. O objetivo geral da pesquisa é analisar a transposição do conhecimento de Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), por parte de professoras (es), para os jovens do Ensino Médio. São objetivos específicos da investigação analisar o perfil dos (das) professores (as) de Sociologia da escola e conhecer os possíveis impactos das mudanças recentes nas políticas educacionais no ensino de Sociologia, com destaque à transposição didática. Metodologicamente, utilizamos a abordagem qualitativa através da pesquisa de campo com o uso da observação participante e como técnicas de investigação usamos a entrevista semiestruturada e a análise documental. A partir da pesquisa desenvolvida, pudemos concluir, principalmente, que: a transposição do conhecimento acadêmico para a educação escolar está diretamente relacionada ao contexto social dos professores. A prática docente do ensino de Sociologia é resultado da relação contínua que existe entre pesquisadores e profissionais da educação (recontextualização pedagógica) e o Estado (recontextualização oficial) e da convergência ou divergência que estes apresentam no decorrer da história; ou seja, em qualquer análise e/ou reflexão sobre a transposição didática dos conhecimentos de Ciências Sociais é fundamental levar em consideração os aspectos sociais, culturais e econômicos da época em questão, mas também os aspectos específicos da prática docente, aqueles que ocorrem na sala de aula e no encontro entre professor e aluno propriamente dito.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.439KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPalavras-chave: Sociologia. Ensino Médio. Transposição didática.pt_BR
Título: dc.titleDE CIÊNCIA À DISCIPLINA: UMA ANÁLISE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO TOMAZ POMPEU DE SOUSA BRASIL, EM ACARAÚ-CEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Sociologiapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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