Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Lucas Eduardo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-22T17:42:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-22T17:42:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | DISSERTAÇÃO /LICENÇA AUTORAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585150 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O trabalho tem como tema o ensino de Sociologia no nível médio e seu objeto é a transposição do conhecimento adquirido nos cursos de licenciatura em Ciências Sociais para os jovens da Educação Básica, a partir da realidade da Escola de Ensino Médio (EEM) Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, em Acaraú-CE. O objetivo geral da pesquisa é analisar a transposição do conhecimento de Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), por parte de professoras (es), para os jovens do Ensino Médio. São objetivos específicos da investigação analisar o perfil dos (das) professores (as) de Sociologia da escola e conhecer os possíveis impactos das mudanças recentes nas políticas educacionais no ensino de Sociologia, com destaque à transposição didática. Metodologicamente, utilizamos a abordagem qualitativa através da pesquisa de campo com o uso da observação participante e como técnicas de investigação usamos a entrevista semiestruturada e a análise documental. A partir da pesquisa desenvolvida, pudemos concluir, principalmente, que: a transposição do conhecimento acadêmico para a educação escolar está diretamente relacionada ao contexto social dos professores. A prática docente do ensino de Sociologia é resultado da relação contínua que existe entre pesquisadores e profissionais da educação (recontextualização pedagógica) e o Estado (recontextualização oficial) e da convergência ou divergência que estes apresentam no decorrer da história; ou seja, em qualquer análise e/ou reflexão sobre a transposição didática dos conhecimentos de Ciências Sociais é fundamental levar em consideração os aspectos sociais, culturais e econômicos da época em questão, mas também os aspectos específicos da prática docente, aqueles que ocorrem na sala de aula e no encontro entre professor e aluno propriamente dito. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.439KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Palavras-chave: Sociologia. Ensino Médio. Transposição didática. | pt_BR |
Título: dc.title | DE CIÊNCIA À DISCIPLINA: UMA ANÁLISE DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONHECIMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO TOMAZ POMPEU DE SOUSA BRASIL, EM ACARAÚ-CE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Sociologia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO LUCAS - TEXTO IMPRESSÃO.pdf | Dissertação | 1,17 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585150/2/DISSERTAÇÃO LUCAS - TEXTO IMPRESSÃO.pdfDownload |
Licenca direito autoral_TCC.pdf | Licença | 264,84 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585150/3/Licenca direito autoral_TCC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons