A PRÁXIS NAS DISCIPLINAS DE INFORMÁTICA DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhãopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCipriano, Aline Carla de Sousa Leite-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Francisco Adelton Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Álvaro Itaúna Schalcher-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-22T14:04:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-22T14:04:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-22-
identificador: dc.identifier.otherInfoEJApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585147-
Resumo: dc.description.abstractA inserção no mundo digital se faz em virtude das mudanças trazidas pela globalização, que aumentaram os fluxos de informações, as formas de aprender e se comunicar, inclusive no ambiente escolar. Em meio aos impactos tecnológicos na educação a pesquisa teve como problema saber que aspectos são relevantes conhecer no Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Timon para que ofereça a integralização entre teoria e prática nas disciplinas de Informática e promova nos discentes sua inclusão na Cultura Digital? Assim, evidenciamos a importância da prática nas disciplinas de Informática na formação do discente e a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação por meio do uso de um Aplicativo Educacional que promovesse a inclusão na Cultura Digital. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um Aplicativo Educacional que auxiliasse na práxis nas disciplinas de Informática, promovendo habilidades profissionais aos discentes do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Timon. Para tal, avaliamos os resultados sobre o uso do Aplicativo Educacional e a sua relevância para a inclusão digital através da aplicação aos discentes investigados. As transformações promovidas pelas ferramentas digitais repercutiram no ensino da Educação de Jovens e Adultos, modalidade singular, pois é marcada por histórias de vida truncada, onde em algum período esses indivíduos foram afastados do ambiente escolar, sendo necessária a inserção de políticas públicas e de pedagogias inovadoras que modifiquem o cenário de exclusão. Os sujeitos da pesquisa foram os discentes das turmas 2017 e 2018 do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Timon e os docentes das Disciplinas de Informática do espaço da pesquisa. Para realização da investigação, foi usada a abordagem do materialismo histórico-dialético, que favoreceu uma compreensão ampla dos fenômenos sociais em questão, bem como a metodologia explicativa e interventiva, que possibilitaram conhecimentos no espaço pesquisado e compreensão da dialética social. Para a coleta de dados, foi realizada a observação e aplicado questionários aos discentes e docentes, que contribuíram com a compreensão da realidade e informações relacionadas aos usos das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino-aprendizagem, onde foram analisados por meio do método quali-quantitativo, que se adequa às necessidades da pesquisa. Com o desenvolvimento do Aplicativo Educacional, intitulado InfoEJA, houve disponibilização para download aos discentes, onde foi empregado e avaliado, por meio de questionário opinativo, sendo constatada a importância do Produto Educacional para a comunidade educacional. Com isso, verificou-se a consecução dos objetivos propostos, uma vez que os discentes confirmaram a possibilidade de inserção na cultura digital e no mundo do trabalho por meio do uso de um aplicativo que amplia a práxis nas Disciplinas de Informática e contribui para uma aprendizagem significativa. Com a conclusão deste trabalho, se vislumbra um aporte científico sobre a temática, favorecendo a produção de outras pesquisas sobre o assunto, destarte, aprofundando o debate em torno do uso de aplicativos educacionais no ensino de jovens e adultos e dando possibilidades de criação de outros Apps educativos que contribuam com uma aprendizagem significativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent848kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectAplicativo Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDialéticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusão na Cultura Digitalpt_BR
Título: dc.titleA PRÁXIS NAS DISCIPLINAS DE INFORMÁTICA DO CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas Educativas em EPTpt_BR
Aparece nas coleções:Aplicativos Móveis

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