APRENDENDO PROBABILIDADE CRITICAMENTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO-
Autor(es): dc.contributor.authorVIEIRA, LUIS DUARTE-
Autor(es): dc.contributor.authorDARROZ, LUIZ MARCELO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-21T22:06:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-21T22:06:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-21-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONA - FINAL-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585143-
Resumo: dc.description.abstractTodo professor deseja que sua prática docente ajude na formação de pessoas críticas, conscientes, éticas, comprometidas com o bem e com a justiça, a partir da disciplina que leciona. Esse desafi o se torna maior e mais complexo em um país com tantas desigualdades sociais e com a negação de direitos fundamentais a boa parte da população. Ao olhar para as problemáticas que a educação enfrenta por si, esses desafi os são amplifi cados. O cenário educacional brasileiro, recentemente, está marcado pela publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que direciona, por força de lei, os rumos da educação, ao defi nir competências e habilidades que deverão ser trabalhados em cada série da educação básica em todo o território nacional. Nesse contexto, o desafi o de formar pessoas críticas é mais imperativo. E diante disso, o presente material pretende ser uma contribuição para os professores de matemática do Ensino Fundamental. Ele apresenta uma sequência didática com onze encontros com o tema “probabilidade” para o sexto ano do ensino fundamental. São orientações para as aulas, a partir dos princípios da Teoria da Aprendizagem Signifi cativa Crítica (TASC). Trata-se de um material construído no âmbito do Mestrado Profi ssional no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF) e que agora é disponibilizado aos professores para que possam usá-lo em sua totalidade ou com adaptações, dependendo de sua realidade. Para cada encontro, há a indicação dos passos metodológicos (em sintonia com a TASC), sugestão de atividades, exercícios e, em algumas páginas, textos para aprofundamento. Trata-se de um material para auxiliar os docentes em sua prática. Cada roteiro de aula foi construindo com cinco elementos. O primeiro é o DIÁLOGO FRATERNO. Trata-se de uma poesia ou música que poderá ser utilizado para acolher os/as estudantes. O segundo é AMBIENTAÇÃO, MATERIAL E CUIDADOS NECESSÁRIOS. Nesse tópico apresenta-se orientações gerais para a realização da aula e os materiais e cuidados que são necessários para um melhor aproveitamento. O terceiro tópico é a INTRODUÇÃO onde apresenta-se o objetivo da aula e sugere-se um caminho para acolher os/as estudantes e introduzir a temática daquela aula. O quarto tópico comum em todas as aulas é o DIÁLOGO FORMATIVO que é onde se dá as orientações metodológicas para a condução da aulas. Há dicas aos/às professores/as e sugestões de como conduzir a aula. O quinto e último item presente em todos as aulas é a CONCLUSÃO, onde apresenta-se uma sugestão de fala de fechamento para esse encontro. Antes de apresentar os roteiros dos encontros, para melhor contextualização, apresenta-se uma breve descrição sobre a BNCC e a TASC. Almeja-se que o material contribua, efetivamente, para a formação de sujeitos críticos em suas realidades.-
Tamanho: dc.format.extent9464KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPROBABILIDADE-
Palavras-chave: dc.subjectTASC-
Palavras-chave: dc.subjectBNCC-
Título: dc.titleAPRENDENDO PROBABILIDADE CRITICAMENTE-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons