A HISTÓRIA DA FEIRA LIVRE DE CRUZ DAS ALMAS-BA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Everaldo dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-21T14:10:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-21T14:10:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherA HISTÓRIA DA FEIRA LIVRE DE CRUZ DAS ALMAS-BA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585142-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho, intitulado “A história da Feira livre de Cruz das Almas-BA: uma proposta de Educação Patrimonial” tem como objetivo principal analisar a feira livre, como espaço de aprendizagem histórica, através da educação patrimonial, com turmas do 2º ano do ensino médio. A pesquisa foi realizada em duas etapas, a saber, ressignificação das memórias de mulheres e homens feirantes, por meio da metodologia da História oral e trabalho pedagógico na ala de aula, com base na metodologia da Educação Patrimonial, onde tratamos sobre aspectos da história local e conceitos mais recentes de patrimônio cultural. Também integrando a etapa pedagógica foi realizada uma aula de campo, que consistiu em visita à feira livre municipal de Cruz das Almas, onde discentes, feirantes e pesquisador tiveram a oportunidade de realizarem momentos de partilha de experiências e construção de aprendizagens. De volta à sala de aula buscou-se, por de meio de instrumentos escritos, verificar as aprendizagens construídas pela turma a respeito do tema trabalhado, acrescentando a esse momento a análise de trechos das entrevistas dos feirantes por parte dos discentes. Analisando os instrumentos de verificação da aprendizagem, observou-se significativa aceitação do público alvo ao método da educação patrimonial, uma vez que verificamos ressignificações robustas a respeito do entendimento sobre patrimônio, valorização das memórias locais e, em especial, a valorização dos feirantes e da feira como patrimônio local. Nesse processo contamos também com a interdisciplinaridade, tendo as disciplinas de história e sociologia atuando de forma mais efetiva e de momentos de interação com a disciplina de geografia. Como dimensão propositiva ou produto, foi construído um blog, com conteúdo sobre educação patrimonial, história local e dados da pesquisa realizada. Pretendemos que, o presente trabalho, de forma geral possa contribuir com o ensino e aprendizagem de história.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent21 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; Educação Patrimonial; patrimônio; memória e identidade; feira livre; feirantes; Espaço de memória; aprendizagem; História Localpt_BR
Título: dc.titleA HISTÓRIA DA FEIRA LIVRE DE CRUZ DAS ALMAS-BA: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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