Você conhece a Política de Cotas do Instituto Federal Farroupilha?

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA-
Autor(es): dc.contributor.authorBarth, Mirian Marciane-
Autor(es): dc.contributor.authorAuler, Neiva Maria Frizon-
Autor(es): dc.contributor.authorComis, Diego dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-20T18:55:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-20T18:55:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://5fb6c0e469067.site123.me/-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585138-
Resumo: dc.description.abstractA Política de Cotas trouxe significativas mudanças no cenário do acesso à educação pública de ensino técnico e superior. Nesse contexto, a presente pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), do Instituto Federal Farroupilha, Campus Jaguari, teve por objetivo conhecer a trajetória acadêmica e as expectativas dos alunos formandos/egressos que ingressaram pelo Sistema de Cotas no Instituto Federal Farroupilha. A investigação foi conduzida por uma abordagem quantitativa-qualitativa, por meio da análise de documentos, aplicação de questionários e realização de entrevistas. Inicialmente foi realizada a Análise Documental dos editais de ingresso referente às turmas participantes da pesquisa. Logo após, procedeu-se a Análise Descritiva dos dados dos questionários, seguida da interpretação e discussão dos dados das entrevistas por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados evidenciaram um índice superior ao mínimo de 50% (cinquenta por cento) de vagas destinadas às cotas, nos editais analisados; representatividade abaixo do esperado para os grupos PPI e PcD entre os formandos cotistas participantes da pesquisa; interesse da maioria em continuar os estudos, a fim de conquistar uma maior qualificação; oportunidade de acesso a uma Instituição Federal de Ensino por meio das cotas, para muitos que de outra forma não conseguiriam; sentimento de satisfação e orgulho de ter realizado o curso no IFFar. Também foram relatadas algumas dificuldades enfrentadas pelos participantes da pesquisa no transcorrer do itinerário acadêmico, além do papel relevante dos auxílios financeiros recebidos e do essencial apoio dos professores para que a caminhada no IFFar fosse concluída com sucesso. Ademais, observou-se uma necessidade de interação cada vez maior com os alunos recém chegados, a fim de acolhê-los e orientá-los, assim como o apoio da família e da instituição que foi determinante na persistência para concluir o curso com êxito. Considerou-se bastante relevante a necessidade de implantação de ações que visem o acompanhamento dos cotistas durante seu itinerário na instituição e a criação de políticas públicas voltadas aos trabalhadores que estudam, a fim de possibilitar a sua permanência. Percebeu-se que a qualificação conferida pelo IFFar representa, para a maioria, a perspectiva de crescimento pessoal para além da formação profissional, o que contribui para o acesso a melhores oportunidades. A partir dos resultados, foi desenvolvido um produto educacional com o intuito de divulgar a Política de Cotas do IFFar e ampliar o diálogo com a comunidade, avançando em aspectos considerados frágeis. Por haver uma carência de pesquisas relacionadas a esse tema em Institutos Federais, acredita-se que conhecer a trajetória acadêmica e as expectativas dos formandos cotistas foi de grande importância a fim de contribuir com o êxito da Política de Cotas da instituição.-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica de Cotas; Lei N°12.711/2012; Inserção profissional; Educação profissional; Instituto Federal.-
Título: dc.titleVocê conhece a Política de Cotas do Instituto Federal Farroupilha?-
Tipo de arquivo: dc.typeportal-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA II-
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