FORMAÇÃO DOCENTE: importância, estratégias e princípios Volume II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorBorges, Adilson de Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorRichit, Adriana-
Autor(es): dc.contributor.authorVoll, Andreia-
Autor(es): dc.contributor.authorPott, Airton-
Autor(es): dc.contributor.authorMoura, Alexandra de-
Autor(es): dc.contributor.authorConceição, Aline de Novaes-
Autor(es): dc.contributor.authorAmorim, Ana Beatriz Mattozo-
Autor(es): dc.contributor.authorMallmann, Amanda Lais-
Autor(es): dc.contributor.authorAsinelli-Luz, Araci-
Autor(es): dc.contributor.authorDomingues, Camila Moutinho-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Camila Mugnai-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho Junior, Ciro Ferreira de-
Autor(es): dc.contributor.authorArrais, Ciro Matheus Coelho-
Autor(es): dc.contributor.authorPedroso, Daniela Gomes de Mattos-
Autor(es): dc.contributor.authorVale, Daniel Ordane da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorPio, Danielle Abdel Massih-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Denise Maria Soares-
Autor(es): dc.contributor.authorFarias, Elizabeth Regina Streisky de-
Autor(es): dc.contributor.authorGonçalves, Elisabete Alerico-
Autor(es): dc.contributor.authorBorin, Emanoeli Rostirola-
Autor(es): dc.contributor.authorDesbessel, Fabrício-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Fernanda Gomes de-
Autor(es): dc.contributor.authorBaptistone, Gabriel Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorVasconcelos, Glaucimila Adrielly Bellem Lopes-
Autor(es): dc.contributor.authorCaleman, Gilson-
Autor(es): dc.contributor.authorJunqueira, Halley Miller-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Indiara Cristina Pereira de-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Ivanessa Barbosa de-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Jane Gomes de-
Autor(es): dc.contributor.authorVernasque, Juliana Ribeiro da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Jussara Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorToyama, Karla Suzi Furutani-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Kely Rejane Souza dos Anjos de-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Leociléa Aparecida-
Autor(es): dc.contributor.authorBlasius, Luciano-
Autor(es): dc.contributor.authorHammes, Maicon Rafael-
Autor(es): dc.contributor.authorChirelli, Mara Quaglio-
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira, Marcela Hammes-
Autor(es): dc.contributor.authorFigueiredo, Marcia Camilo-
Autor(es): dc.contributor.authorPalhano, Marco-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Marcos Pereira dos-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Márlon Souza-
Autor(es): dc.contributor.authorPradella, Nandara-
Autor(es): dc.contributor.authorBigolin, Nara Martini-
Autor(es): dc.contributor.authorMinervi, Nivaldo-
Autor(es): dc.contributor.authorDassoler, Olmira Bernadete-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Paulo Vitor Teodoro de-
Autor(es): dc.contributor.authorLenz, Rodrigo Geovane-
Autor(es): dc.contributor.authorGobbi, Rodrigo Rodrigo-
Autor(es): dc.contributor.authorArruda, Rosana Fátima de-
Autor(es): dc.contributor.authorAscari, Rosana Amora-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Roselaine Pontes de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilveira, Sidnei Renato-
Autor(es): dc.contributor.authorBocchi, Silvia Cristina Mangini-
Autor(es): dc.contributor.authorCharallo, Thalita Gabriela Comar-
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Tammy-
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Viviane Faria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-20T10:17:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-20T10:17:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-12-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585136-
Resumo: dc.description.abstractEste livro traz a lume a temática de formação de professores(as) e é resultado de esforços, competências profissionais, estudos (individuais e coletivos), pesquisas acadêmico-científicas, investigações empíricas, inquietações pessoais, relatos de experiências e práticas pedagógicas docentes desenvolvidas por ilustres pesquisadores(as) em Educação e áreas afins, educadores(as), professorandos(as) e professores(as) bacharéis, licenciados(as), tecnólogos(as), especialistas, mestres(as), doutores(as) e pós-doutores(as) brasileiros(as) com ampla experiência profissional na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio) e também no Ensino Superior, junto a cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu. A compilação dos primorosos vinte e dois artigos acadêmico-científicos que o engendra apresenta em seu bojo assuntos alusivos à formação de docentes, os quais são abordados de forma analítica e crítico-reflexiva sob diferentes matizes, facetas, nuances e perspectivas; a saber: educação especial inclusiva, formação inicial e continuada/permanente, instituições educacionais de formação professoral, docência em disciplinas escolares específicas, pesquisa científica na prática pedagógica docente, discursos ideológicos, identidade profissional docente, saberes da docência, profissionalização docente, docência na educação a distância, competências da profissão docente, tecnologias educacionais midiáticas, legislações e políticas públicas educacionais, planejamento curricular e relações étnico-raciais. Neste sentido, a obra científica em questão é de cabedal importância, valor inestimável, significado ímpar, leitura relevante e utilização recomendável em todos os cursos de formação inicial e continuada de docentes, podendo servir como rica fonte inspiradora para estudos individuais e coletivos, seminários temáticos, debates, grupos de estudos científicos e realização de novas pesquisas acadêmico-científicas na área educacional. Quiçá que esta belíssima coletânea possa, direta ou indiretamente, contribuir para a ampliação do arcabouço teórico-científico já existente na subárea de formação de professores(as) – agentes calidoscópios da educação –, bem como servir de valioso instrumento para a melhoria qualiquantitativa da educação escolar brasileira, socialização/democratização de conhecimentos científicos e construção de uma sociedade cada vez mais justa, ética, solidária, fraterna e equânime para todas as pessoas; independentemente de classe social, raça, etnia, gênero sexual e/ou crença religiosa. E que seja, de fato, identificada, lida, relida, legitimada, valorizada, divulgada, (re)conhecida e referenciada pelos(as) profissionais da educação em geral.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessores – Aperfeiçoamentopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação continuada de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação docentept_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO DOCENTE: importância, estratégias e princípios Volume IIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons