Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fernandes, Manoela Wendler | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castaman, Ana Sara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-19T22:22:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-19T22:22:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://itinerario-formativo.netlify.app/ | - |
identificador: dc.identifier.other | Itinerário Formativo para profissionais da educação: uma proposta para a construção de saberes e fazeres na Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585118 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) objetiva proporcionar formação em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), “[...] visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado” (IFES, 2018, p. 2). Por pertencer à Área de Ensino, amplia as possibilidades de reflexão acerca das práticas e dos desafios enfrentados no cotidiano educacional. No Mestrado Profissional, o estudante deve desenvolver um processo ou produto educativo para aplicar em condições reais de sala de aula ou outros espaços de ensino e em formato artesanal ou em protótipo (BRASIL, 2019a). No ProfEPT, esse produto deve estar focado na melhoria dos processos de ensino no contexto da EPT, tanto em seus ambientes formais quanto não formais (IFES, 2018). O presente produto educacional foi desenvolvido e avaliado no âmbito do ProfEPT como resultado da pesquisa intitulada “Formação Continuada para os Profissionais da Educação: contribuições para saberes e fazeres nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia”. Constitui-se em um curso de curta duração denominado “Itinerário Formativo para Profissionais da Educação: uma proposta para a construção de saberes e fazeres na Educação Profissional e Tecnológica”. Espera-se, com esta proposta, aprofundar as definições conceituais e legais dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), conhecer as bases conceituais da EPT e delinear a importância da formação continuada (FC) dos profissionais da educação, de modo a contribuir para a construção de práticas educativas fomentadoras da formação humana integral no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP). Para tanto, ela foi organizada nos seguintes Módulos: Módulo I – Bases conceituais da EPT – e Módulo II – Profissionais da EPT e a FC. O Módulo I configura-se em 3 encontros: 1. Histórico da educação profissional (EP) e o surgimento dos IF, 2. Conceitos estruturantes da EPT e 3. O compromisso dos IF com a prática educativa dos estudantes do EMIEP. O Módulo II configurase em 2 encontros: 1. Profissionais da educação e 2. A construção histórica e o papel político e social da FC dos profissionais da educação. Cada encontro apresenta objetivo, conteúdos, possibilidades metodológicas, avaliação e referências (básicas e complementares). Para a implementação do curso, sugere-se uma carga horária total de 30 horas, sendo 20 horas de encontros presenciais (divididos em 5 encontros de 4 horas cada) e 10 horas de estudos e atividades de preparação para os encontros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 0 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | PPT | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profissionais da educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produto educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | Itinerário Formativo para profissionais da educação: uma proposta para a construção de saberes e fazeres na Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Prática de Pesquisa Orientada | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons