Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UERR | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Gilmara Batista de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | García, Mendoza, Héctor José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-18T12:49:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-18T12:49:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Proposta Didática Para a Aprendizagem de Adição e Subtração em Operações com Números Naturais Por meio da Resolução de Problema como Metodologia de Ensino para Estudantes 1° Ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585066 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material didático tem por objetivo apresentar em forma de produto educacional referente a uma “Sequência Didá¬tica” por meio da “A Atividade de Situações Problema Discente” na aprendizagem em operações com números naturais fundamentada em Teoria Histórica- Cultural da Atividade para estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Desenvolvida pela a mestranda Gilmara Batista de Souza, sob orientação do professor Dr. Héctor José García Mendoza. O estudo faz parte da linha de pesquisa 1: Métodos Pedagógicos e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima O produto educacional foi estruturado numa sequência pre¬estabelecida, no intuito de propiciar o melhor desenvolvimento e implementação, conforme a fundamentação teórica, a partir do desen¬volvimento proximal de Vygotsky; seguindo as etapas das ações mentais de assimilação de Galperin, na direção da atividade de estudo de Talízina e Majmutov, nos princípios de resolução de problemas, bem como as ações e operações do Esquema da Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA) da Atividade de Situações Problema Discente (ASPD). A partir do diagnóstico inicial para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos, nas habilidades presentes no objeto de conhecimento, resolução de problemas envolvendo adição e/ou subtração com números naturais, planejamento, observação de aula, aplicação de sequência didática, avaliações e pós- teste. Diante disso, o planejamento pode ser alterado para atender as necessidades e o contexto da turma. A sequência didática possibilita ao estudante assimilar de forma ativa o objeto de conhecimento, utilizando os processos de observação, exploração com realização de atividades lúdicas, contextualizadas, por meio do uso de tecnologia disponível, materiais manipuláveis e cumprimento de regras, oportunizando tam¬bém o aprendizado por meio de conversas, leituras e interação entre os estudantes e o professor, tornando assim o ensino e aprendizagem motivada, mobilizada e desafiadora. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 32 Horas aulas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | 1.Resolução de Problema 2. Esquema da Base Orientadora Completa de Ação 3. Adição e Subtração 4. Ensino Fundamental Anos Iniciais | pt_BR |
Título: dc.title | Proposta didática para a aprendizagem de adição e subtração em operações com números naturais: por meio da resolução de problema como metodologia de ensino para estudantes do 1° ano do ensino fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Ensino de Ciências-PPGEC-UERR | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
002produto_educacional_gilmara_book_UERR.pdf | ProdutoEducacional | 7,61 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585066/2/002produto_educacional_gilmara_book_UERR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons