Proposta didática para a aprendizagem de adição e subtração em operações com números naturais: por meio da resolução de problema como metodologia de ensino para estudantes do 1° ano do ensino fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUERRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Gilmara Batista de-
Autor(es): dc.contributor.authorGarcía, Mendoza, Héctor José-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-18T12:49:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-18T12:49:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-18-
identificador: dc.identifier.otherProposta Didática Para a Aprendizagem de Adição e Subtração em Operações com Números Naturais Por meio da Resolução de Problema como Metodologia de Ensino para Estudantes 1° Ano do Ensino Fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585066-
Resumo: dc.description.abstractEste material didático tem por objetivo apresentar em forma de produto educacional referente a uma “Sequência Didá¬tica” por meio da “A Atividade de Situações Problema Discente” na aprendizagem em operações com números naturais fundamentada em Teoria Histórica- Cultural da Atividade para estudantes do 1° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Desenvolvida pela a mestranda Gilmara Batista de Souza, sob orientação do professor Dr. Héctor José García Mendoza. O estudo faz parte da linha de pesquisa 1: Métodos Pedagógicos e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima O produto educacional foi estruturado numa sequência pre¬estabelecida, no intuito de propiciar o melhor desenvolvimento e implementação, conforme a fundamentação teórica, a partir do desen¬volvimento proximal de Vygotsky; seguindo as etapas das ações mentais de assimilação de Galperin, na direção da atividade de estudo de Talízina e Majmutov, nos princípios de resolução de problemas, bem como as ações e operações do Esquema da Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA) da Atividade de Situações Problema Discente (ASPD). A partir do diagnóstico inicial para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos, nas habilidades presentes no objeto de conhecimento, resolução de problemas envolvendo adição e/ou subtração com números naturais, planejamento, observação de aula, aplicação de sequência didática, avaliações e pós- teste. Diante disso, o planejamento pode ser alterado para atender as necessidades e o contexto da turma. A sequência didática possibilita ao estudante assimilar de forma ativa o objeto de conhecimento, utilizando os processos de observação, exploração com realização de atividades lúdicas, contextualizadas, por meio do uso de tecnologia disponível, materiais manipuláveis e cumprimento de regras, oportunizando tam¬bém o aprendizado por meio de conversas, leituras e interação entre os estudantes e o professor, tornando assim o ensino e aprendizagem motivada, mobilizada e desafiadora.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent32 Horas aulaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subject1.Resolução de Problema 2. Esquema da Base Orientadora Completa de Ação 3. Adição e Subtração 4. Ensino Fundamental Anos Iniciaispt_BR
Título: dc.titleProposta didática para a aprendizagem de adição e subtração em operações com números naturais: por meio da resolução de problema como metodologia de ensino para estudantes do 1° ano do ensino fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Ensino de Ciências-PPGEC-UERRpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
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