O tempo histórico nas Rodas de Conversa: Roteiros para ensinar e aprender História na classe de alfabetização

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Paula Gomes dos-
Autor(es): dc.contributor.authorPires, Barbara Balzana Mendes-
Autor(es): dc.contributor.authorWanderley, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-17T16:29:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-17T16:29:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-
identificador: dc.identifier.otherSANTOS_PAULA_GOMES_2020_produtoeducacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585059-
Resumo: dc.description.abstractEste livro tem como objetivo orientar o trabalho docente voltado para o ensino de História no 1º ano do Ensino Fundamental, tendo como objeto de estudo o tempo histórico enquanto conhecimento epistemológico. Ressalta-se que as reflexões dispostas neste livro ancoram-se, sobretudo, nos pressupostos teórico-metodológicos de Jörn Rüsen e Paulo Freire; bem como nas proposições práticas para o ensino de História, concebidas por Hilary Cooper. Na primeira parte do livro, pode-se encontrar fundamentação teórico-metodológica acerca do tempo histórico enquanto conhecimento epistemológico e sugestões de livros e vídeos (específicos para o/a professor/a e para as crianças), além de indicação de exposições em museus localizados no Rio de Janeiro. Na segunda parte do livro, encontram-se quatro roteiros para Rodas de Conversa a serem desenvolvidas com crianças do 1º ano, com ênfase no ensino de História. As conversas objetivam contribuir para a construção do pensamento histórico infantil, por meio do desenvolvimento da competência narrativa, em reflexões sobre o tempo histórico enquanto conhecimento epistemológico. Os roteiros foram construídos a partir de assuntos do interesse do universo infantil e consistem em sugestões, ou seja, não devem ser apreendidos de forma engessada. Cada professor/a pode tomá-los como inspiração para sua prática pedagógica, adaptando-os, de acordo com a necessidade de cada classe.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,41MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória - Estudo e ensino; Alfabetização; Prática de ensinopt_BR
Título: dc.titleO tempo histórico nas Rodas de Conversa: Roteiros para ensinar e aprender História na classe de alfabetizaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica (PPGEB/CAp-UERJ)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Dissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons