O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: experiências, saberes e fazeres das populações do campo no espaço escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAragão, Felipe Pedro Leite de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-17T13:48:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-17T13:48:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: experiências, saberes e fazeres das populações do campo no espaço escolarpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585056-
Resumo: dc.description.abstractA presente Dissertação é fruto de inquietações quanto aos limites e às possibilidades do ensino de História no âmbito da educação do campo, nos anos finais do ensino fundamental. A centralidade do trabalho objetiva a utilização das especificidades e dos saberes do campo no espaço escolar, notadamente no ensino de História, possibilitando uma prática pedagógica que dialogue com aspectos sociais, econômicos e as relações com o conhecimento. Buscamos compreender o marco legal que norteia a educação do campo no Brasil, subsidiando as discussões ao longo da pesquisa. No desvelamento das especificidades do campo, utilizamos a técnica de grupo focal como metodologia de pesquisa, junto aos estudantes do campo, em escolas do semiárido pernambucano. Percebidas tais especificidades, o trato metodológico indicou o caminho ao produto didático, este sendo pensado a partir do cotidiano dos estudantes do campo, sendo a cotidianidade problematizada e problematizadora de questões relativas às práticas docentes nas aulas de História, ao currículo e especialmente à BNCC e à formação de professores. O produto didático usa como suporte fotografias produzidas pelos estudantes em resposta às questões provocadoras de pesquisas no seu âmbito social, sendo base de debates no ambiente escolar, de forma a que provoquem nos estudantes e na comunidade escolar novos olhares sobre a realidade, os conteúdos e a própria escola, numa perspectiva de superação de possíveis demandas e construção de um conhecimento histórico significativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação do campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: experiências, saberes e fazeres das populações do campo no espaço escolarpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos