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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Aragão, Felipe Pedro Leite de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-17T13:48:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-17T13:48:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: experiências, saberes e fazeres das populações do campo no espaço escolar | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585056 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente Dissertação é fruto de inquietações quanto aos limites e às possibilidades do ensino de História no âmbito da educação do campo, nos anos finais do ensino fundamental. A centralidade do trabalho objetiva a utilização das especificidades e dos saberes do campo no espaço escolar, notadamente no ensino de História, possibilitando uma prática pedagógica que dialogue com aspectos sociais, econômicos e as relações com o conhecimento. Buscamos compreender o marco legal que norteia a educação do campo no Brasil, subsidiando as discussões ao longo da pesquisa. No desvelamento das especificidades do campo, utilizamos a técnica de grupo focal como metodologia de pesquisa, junto aos estudantes do campo, em escolas do semiárido pernambucano. Percebidas tais especificidades, o trato metodológico indicou o caminho ao produto didático, este sendo pensado a partir do cotidiano dos estudantes do campo, sendo a cotidianidade problematizada e problematizadora de questões relativas às práticas docentes nas aulas de História, ao currículo e especialmente à BNCC e à formação de professores. O produto didático usa como suporte fotografias produzidas pelos estudantes em resposta às questões provocadoras de pesquisas no seu âmbito social, sendo base de debates no ambiente escolar, de forma a que provoquem nos estudantes e na comunidade escolar novos olhares sobre a realidade, os conteúdos e a própria escola, numa perspectiva de superação de possíveis demandas e construção de um conhecimento histórico significativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: experiências, saberes e fazeres das populações do campo no espaço escolar | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO - Felipe Pedro Leite de Aragão - ProfHistória UFPE.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2020 | 1,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585056/1/DISSERTAÇÃO - Felipe Pedro Leite de Aragão - ProfHistória UFPE.pdfDownload |
PRODUTO PEGAGÓGICO - Felipe Pedro Leite de Aragão.pdf | Produto de Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2020 | 4,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585056/2/PRODUTO PEGAGÓGICO - Felipe Pedro Leite de Aragão.pdfDownload |
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