Análise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódica

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Sudoeste da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Leydiane Trindade da-
Autor(es): dc.contributor.authorAraújo, Sulene Alves de-
Autor(es): dc.contributor.authorRocha, Marcelo Eça-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-16T19:09:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-16T19:09:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-23-
identificador: dc.identifier.otherAnálise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585042-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida como parte integrante do Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI), oferecido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié-BA, no período de 2017 a 2019. Teve por objetivo promover o ensino do conteúdo Tabela Periódica por meio do uso de aplicativos móveis no 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual de Jequié. Como objetivo específico, buscou-se realizar atividades instrumentalizadas com uso destes recursos, para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem. A metodologia envolveu uma abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as experiências dos estudantes frente ao uso desta tecnologia. Inicialmente realizou-se um levantamento prévio no dispositivo móveis Android dos Apps gratuitos e pagos, com o conteúdo tabela periódica, na loja virtual “Play Store” e de Artigos que falavam sobre “O uso de aplicativos no ensino de Química”, “O uso de celulares no ensino”, “O uso das tecnologias móveis no ensino de Química”. Os Aplicativos (Apps) escolhidos para serem utilizados foram: Tabela Periódica Educalabs, Google Sala de Aula, Google Drive e WhatsApp. O desenvolvimento das atividades aconteceu em cinco momentos: no primeiro momento, atividade diagnóstica e pesquisa sobre famílias e séries da tabela periódica, no segundo, terceiro e quarto momentos, atividades com o uso dos aplicativos, e ainda, no quinto momento, avaliação dos estudantes face ao uso destas ferramentas. Como resultado, os alunos obtiveram aproveitamento significativo nas atividades desenvolvidas, bem como, a avaliação realizada pelos mesmos sobre o “Uso dos aplicativos no contexto escolar”, evidenciou maior interesse pela disciplina Química, melhor aprendizado do conteúdo, e vontade de intensificar a utilização dos aplicativos móveis em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent247.609 bytespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTabela Periódicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino em Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAplicativospt_BR
Título: dc.titleAnálise e uso de aplicativos móveis no processo ensino aprendizagem da Tabela Periódicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseQuímicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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