Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JOSENIRA UNIAS RIBEIRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-15T20:44:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-15T20:44:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-14 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação Josenira versão com FICHA CATALOGRÁFICA (1) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585022 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO, CONSOLIDOU-SE COMO OBRIGATÓRIA NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS APÓS A LEI FEDERAL Nº 11.684 DE 02 DE JUNHO DE 2008. PERÍODO QUE JÁ ALTEROU O CENÁRIO DO ENSINO DE SOCIOLOGIA: CRESCIMENTO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES EM LICENCIATURA; INCLUSÃO DE LIVROS NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO; BEM COMO O CRESCENTE NÚMERO DE ESTUDOS E PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE A DISCIPLINA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR O CURRÍCULO PELOS PLANOS DE AULA DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA E MAPEAR OS CONTEÚDOS QUE SÃO ESCOLHIDOS PARA AS TRÊS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO. O CAMPO DE ESTUDO DESTA PESQUISA SE DEU COM OS PROFESSORES QUE ATUAM NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE FORTALEZA, TENDO COMO ALGUNS DE NOSSOS REFERENCIAIS OS AUTORES QUE ESTÃO ANALISANDO O CURRÍCULO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS, TAIS COMO: ANITA HANDFAS, ILEIZI FIORELLI, FLÁVIO SARANDY, CRISTIANO BODART E SIMONE MEUCCI. FOI REALIZADA UMA PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA REUNINDO INFORMAÇÕES DE LEGISLAÇÃO, ARTIGOS E AUTORES PARA O PERCURSO METODOLÓGICO E AS REFLEXÕES. ATRAVÉS DAS ANÁLISES DOS PLANOS DE AULA, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE OS CONTEÚDOS SOCIOLÓGICOS, OS LIVROS DIDÁTICOS E AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE AULA INFLUENCIAM NAS SUAS ESCOLHAS DOS PROFESSORES. ASSIM FOI POSSÍVEL VERIFICAR DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NO CONTEÚDO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO OFERECIDO PARA OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DENTRO DA MESMA SÉRIE. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,84MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Título: dc.title | O CONTEÚDO CURRICULAR DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DOS PLANOS DE AULAS DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORTALEZA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | SOCIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação Josenira versão com FICHA CATALOGRÁFICA (1).pdf | 2,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585022/2/Dissertação Josenira versão com FICHA CATALOGRÁFICA (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons