Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PAULO DE TARSO SERVÍLIO FILHO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-15T20:37:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-15T20:37:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. PAULO DE TARSO SERVILIO FILHO. INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA^ (1) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585021 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As Ciências Sociais ocupam, na educação básica, um espaço de pouca expressão, em comparação com os demais campos do conhecimento que formam seu currículo. A disciplina de Sociologia cumpre a função de representar as Ciências Sociais, estando presente, de forma obrigatória, apenas no Ensino Médio e com um histórico de intermitência quanto a sua obrigatoriedade e até presença na educação básica. O contato do estudante da escola média com a Sociologia precisa passar pelo olhar da escola sobre esse jovem. As formas de identidade e o conjunto de signos culturais que a diversidade de jovens apresenta à escola, dão margem para abordagens também diversas do saber sociológico. A intervenção pedagógica apresentada objetivou fomentar o raciocínio sociológico dos estudantes a partir das produções cinematográficas, filmes e séries, do gênero super-heróis. A temática escolhida partiu de observações e conversas do professor autor da intervenção com estudantes sobre a forma como encontravam identificação e distanciamento da realidade, ao mesmo tempo, nas histórias de super-heróis produzidas em filmes e séries na última década. A intervenção se estruturou em uma sequência didática aplicada em duas turmas, compostas por alunos das três séries do Ensino Médio, de duas escolas estaduais de Fortaleza/CE. A proposta de considerar saberes e signos representativos eleitos pelos jovens e levados à escola, se apoia nos textos de Carrano (2009) e Lima Filho (2017), principalmente. Dentro da temática escolhida se tem como base os trabalhos dos sociólogos Nido Viana (2005) e Amaro Xavier Braga Junior (2010), que aprofundam a discussão sobre super-heróis no uso pedagógico e didático. O impacto social que justifica a relevância do tema é problematizado nas discussões de autores como Benjamim (1983) e Certeau (1998), por exemplo. A intervenção se deu por meio de disciplinas eletivas ministradas em escolas públicas de tempo integral e teve como resultados a apropriação, por parte dos estudantes, da Sociologia como saber sistematizado e científico, para o estudo de questões pertinentes ao seu mundo, a partir da mesma prática aplicada às obras do gênero super-heróis, trabalhadas na disciplina eletiva. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9,46MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produção cinematográfica; Super-Heróis; Ensino de Sociologia; Intervenção Pedagógica. | pt_BR |
Título: dc.title | “Por que tão sério?”: O uso didático e pedagógico da produção cinematográfica do gênero super-heróis, no ensino de Sociologia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | SOCIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons