Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Centro-Oeste do Paraná - Unicentro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Roncaglio, Vanina | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Crisostimo, Ana Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Stange, Carlos Eduardo Bittencourt | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-15T12:24:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-15T12:24:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional - modelos em 3D para o ensino de embriologia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585015 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Ensinar Biologia é motivar, é aguçar a curiosidade, instigar a pesquisa, alfabetizar cientificamente e construir criticidade. É conhecer e fazer conhecer os fenômenos naturais e também todas as faces dessa disciplina. É mostrar o desenvolvimento dos seres vivos e seu papel no ambiente e sociedade. Sendo assim, ensinar embriologia é mostrar a origem do indivíduo e todas as implicações do seu desenvolvimento. Uma estratégia que pode contribuir para o ensino de embriologia é a construção de modelos das estruturas embrionárias em impressoras 3D. Essa ferramenta possibilita a fabricação de objetos tridimensionais com detalhes complexos de maneira mais simples e rápida, sem fazer uso de inúmeras ferramentas ou recursos. Por essas características, a impressão 3D possibilita que os educadores e alunos facilmente consigam criar e produzir seus modelos físicos, colaborando no processo ensino-aprendizagem. Para tal ação é necessário uma proposta metodológica adequada para que o recurso didático traga contribuições significativas. Nesse contexto é importante destacar o uso de metodologias ativas e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em sala de aula, despertando o interesse do alunado. Esse caderno de apoio ao professor apresenta o produto educacional originado da dissertação de mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática intitulado: “Sequência didática para o Ensino de Embriologia: Uma proposta do uso pedagógico da impressora 3D.” A referida sequência, destinada ao estudo do desenvolvimento embrionário dos animais, é fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica associada ao uso de modelos em três dimensões das estruturas embrionárias construídos por meio de uma impressora 3D. Tem como público-alvo professores e licenciandos em Biologia. Além da sequência, este caderno apresenta um breve relato da sua aplicação com os estudantes do Ensino Médio, traz informações sobre as TDICs usadas no processo, discute o potencial pedagógico da impressora 3D e descreve sua funcionalidade e construção dos modelos. Espera-se que este material sirva de apoio e motivação para que educadores utilizem metodologias ativas na sua prática pedagógica, como a modelagem e impressão em três dimensões. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,029 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Impressora 3D | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Modelos embrionários | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Embriologia | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA: UMA PROPOSTA DO USO PEDAGÓGICO DA IMPRESSORA 3D | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produtoeducacional.Vanina.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585015/2/Produtoeducacional.Vanina.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons