SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA: UMA PROPOSTA DO USO PEDAGÓGICO DA IMPRESSORA 3D

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Centro-Oeste do Paraná - Unicentropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRoncaglio, Vanina-
Autor(es): dc.contributor.authorCrisostimo, Ana Lucia-
Autor(es): dc.contributor.authorStange, Carlos Eduardo Bittencourt-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-15T12:24:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-15T12:24:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-22-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacional - modelos em 3D para o ensino de embriologiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585015-
Resumo: dc.description.abstractEnsinar Biologia é motivar, é aguçar a curiosidade, instigar a pesquisa, alfabetizar cientificamente e construir criticidade. É conhecer e fazer conhecer os fenômenos naturais e também todas as faces dessa disciplina. É mostrar o desenvolvimento dos seres vivos e seu papel no ambiente e sociedade. Sendo assim, ensinar embriologia é mostrar a origem do indivíduo e todas as implicações do seu desenvolvimento. Uma estratégia que pode contribuir para o ensino de embriologia é a construção de modelos das estruturas embrionárias em impressoras 3D. Essa ferramenta possibilita a fabricação de objetos tridimensionais com detalhes complexos de maneira mais simples e rápida, sem fazer uso de inúmeras ferramentas ou recursos. Por essas características, a impressão 3D possibilita que os educadores e alunos facilmente consigam criar e produzir seus modelos físicos, colaborando no processo ensino-aprendizagem. Para tal ação é necessário uma proposta metodológica adequada para que o recurso didático traga contribuições significativas. Nesse contexto é importante destacar o uso de metodologias ativas e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em sala de aula, despertando o interesse do alunado. Esse caderno de apoio ao professor apresenta o produto educacional originado da dissertação de mestrado profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática intitulado: “Sequência didática para o Ensino de Embriologia: Uma proposta do uso pedagógico da impressora 3D.” A referida sequência, destinada ao estudo do desenvolvimento embrionário dos animais, é fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica associada ao uso de modelos em três dimensões das estruturas embrionárias construídos por meio de uma impressora 3D. Tem como público-alvo professores e licenciandos em Biologia. Além da sequência, este caderno apresenta um breve relato da sua aplicação com os estudantes do Ensino Médio, traz informações sobre as TDICs usadas no processo, discute o potencial pedagógico da impressora 3D e descreve sua funcionalidade e construção dos modelos. Espera-se que este material sirva de apoio e motivação para que educadores utilizem metodologias ativas na sua prática pedagógica, como a modelagem e impressão em três dimensões.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,029 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectImpressora 3Dpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelos embrionáriospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmbriologiapt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA: UMA PROPOSTA DO USO PEDAGÓGICO DA IMPRESSORA 3Dpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons