PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MACIÇO DE BATURITÉ

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNEWTON MALVEIRA FREIRE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-15T20:52:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-15T20:52:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-01-
identificador: dc.identifier.otherNEWTON DISSERTAÇÃO REVISÃO (1)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585001-
Resumo: dc.description.abstractA presença da Sociologia nas matrizes curriculares das escolas brasileiras de Ensino Médio, a partir da promulgação da Lei nº 11.684 de 2008, tem ampliado o debate sobre metodologias, conteúdos, material didático, entre outras questões que envolvem as condições que a disciplina é ofertada nos estabelecimentos de ensino. Por mais que ela apareça em grande quantidade na Educação Básica, considera-se essencial uma articulação com a universidade, para que sejam pensados novos construtos teóricos e planejadas novas práticas pedagógicas para a incrementação do ensino e a aprendizagem. Com base nessa construção coletiva, pautada no respeito e na abertura ao diálogo entre escola-universidade, que a referida pesquisa, fruto do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, teve como propósito avaliar as percepções dos estudantes sobre o ensino de Sociologia nas unidades escolares da região do Maciço de Baturité - CE, tendo em vista a presença da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e a oferta de um curso de licenciatura em Sociologia na referida instituição. Para tanto, de acordo com os critérios metodológicos, nossa pesquisa é de natureza explicativa do tipo mista (SAMPIERI, 2010). O percurso adotado na busca de dados e informações consistiu em pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionários online elaborados em formulário no Google Forms. O instrumento foi aplicado com estudantes regularmente matriculados(as) na 3ª série do Ensino Médio e contou com a participação de 1.097 deles(as). Foi possível constatar, que o Maciço de Baturité desponta como uma região com potencial para avançar na produção e circulação do conhecimento sociológico, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Contudo, apesar da presença da universidade e das ações que ela realiza no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, vimos que a Sociologia no Ensino Médio precisa avançar no campo do estágio, na área de formação continuada de professores e entre outros aspectos, para que ela cumpra suas potencialidades educativas pertinentes à formação humana e integral dos sujeitos discentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,93MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio. Sociologia. Universidade.pt_BR
Título: dc.titlePERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MACIÇO DE BATURITÉpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseSOCIOLOGIApt_BR
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