Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | NEWTON MALVEIRA FREIRE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-15T20:52:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-15T20:52:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | NEWTON DISSERTAÇÃO REVISÃO (1) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/585001 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presença da Sociologia nas matrizes curriculares das escolas brasileiras de Ensino Médio, a partir da promulgação da Lei nº 11.684 de 2008, tem ampliado o debate sobre metodologias, conteúdos, material didático, entre outras questões que envolvem as condições que a disciplina é ofertada nos estabelecimentos de ensino. Por mais que ela apareça em grande quantidade na Educação Básica, considera-se essencial uma articulação com a universidade, para que sejam pensados novos construtos teóricos e planejadas novas práticas pedagógicas para a incrementação do ensino e a aprendizagem. Com base nessa construção coletiva, pautada no respeito e na abertura ao diálogo entre escola-universidade, que a referida pesquisa, fruto do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, teve como propósito avaliar as percepções dos estudantes sobre o ensino de Sociologia nas unidades escolares da região do Maciço de Baturité - CE, tendo em vista a presença da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e a oferta de um curso de licenciatura em Sociologia na referida instituição. Para tanto, de acordo com os critérios metodológicos, nossa pesquisa é de natureza explicativa do tipo mista (SAMPIERI, 2010). O percurso adotado na busca de dados e informações consistiu em pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionários online elaborados em formulário no Google Forms. O instrumento foi aplicado com estudantes regularmente matriculados(as) na 3ª série do Ensino Médio e contou com a participação de 1.097 deles(as). Foi possível constatar, que o Maciço de Baturité desponta como uma região com potencial para avançar na produção e circulação do conhecimento sociológico, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Contudo, apesar da presença da universidade e das ações que ela realiza no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, vimos que a Sociologia no Ensino Médio precisa avançar no campo do estágio, na área de formação continuada de professores e entre outros aspectos, para que ela cumpra suas potencialidades educativas pertinentes à formação humana e integral dos sujeitos discentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,93MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio. Sociologia. Universidade. | pt_BR |
Título: dc.title | PERCEPÇÕES DISCENTES SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO MACIÇO DE BATURITÉ | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | SOCIOLOGIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
NEWTON DISSERTAÇÃO REVISÃO (1).pdf | 3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/585001/2/NEWTON DISSERTAÇÃO REVISÃO (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons