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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | IFTM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Frazão, Leide | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-14T18:48:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-14T18:48:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584978 | - |
Resumo: dc.description.abstract | APRESENTAÇÃO: Apresenta-se como um guia de aplicação de uma oficina pedagógica intitulada “gamificação como estratégia pedagógica”, elaborado para você professor para que possa se orientar na execução de atividades gamificadas. Tem como objetivo apresentar a gamificação como estratégia de ensino. Parte do pressuposto de se pensar sistematicamente como em um jogo em um ambiente que não é de jogo. A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA Este produto é resultado da dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Mestranda: Leide Vânia Vieira Duarte Frazão Orientadora: Paula Teixeira Nakamoto. 1. A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A gamificação na educação é vista como uma alternativa metodológica que utiliza elementos de jogo para motivar a ação, auxiliar na solução de problemas e promover a aprendizagem com foco na motivação e no engajamento de pessoas. 2. DESAFIOS DA EDUCAÇÃO Formar cidadãos conscientes das mudanças, preparados para incorporar os novos e diferenciados perfis do profissional do futuro; Transformar a escola em um ambiente motivador; Transformar a escola em espaço de interação e aprendizado alicerçado na motivação e no prazer de aprender. 3. IMPORTÂNCIA DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA As inovações tecnológicas trazem impactos em vários segmentos da sociedade. O ambiente escolar e a forma de ensinar também precisam passar constantemente por processos de desenvolvimento e inovação. As mudanças ensejam um olhar mais abrangente sobre as formas de ensinar e de aprender que sejam condizentes com a sociedade contemporânea, caracterizada pelo princípio da inovação tecnológica, da criatividade, da capacidade de inovar e da integração. Neste cenário faz-se fundamental pensar em uma educação escolar que tenha em suas bases a preocupação em garantir aos alunos- cidadãos, a formação e a aquisição de novas habilidades, valores e atitudes, a fim de que possam conviver numa sociedade em transformação. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação- Oficina- Estratégias | pt_BR |
Título: dc.title | Gamificação como estratégia pedagógica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Imagens |
Arquivos associados: | ||||
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produto educacional.pdf | 2.35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584978/2/produto educacional.pdfDownload |
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