EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA CIDADE EDUCADORA: o uso do paradidático em quadrinhos no ensino de história local

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento Júnior, Aurino Francisco do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-14T16:15:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-14T16:15:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUMA CIDADE EDUCADORA: o uso do paradidático em quadrinhos no ensino de história localpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584974-
Resumo: dc.description.abstractNesta dissertação, parte-se da premissa que há, atualmente, na Educação de Jovens e Adultos no Brasil, um descompromisso político e pedagógico que contagia gestores, professores e estudantes dessa modalidade de ensino. Os motivos são de duas ordens. A primeira deve-se à descontinuidade de políticas públicas e, portanto, de definição de objetivos e metas para EJA, bem como do seu financiamento e avaliação; práticas assistencialistas, planos de gestão baseados em indicadores de desempenho influenciados pela onda accountability — que levam ao mascaramento dos dados —, e, após o impeachment da Presidenta Dilma Rousseff, o esvaziamento das políticas relativas à EJA. A segunda é de natureza pedagógica, haja vista a desconexão com as particularidades e conhecimentos do público-alvo da EJA, que transparece nos materiais didáticos e nos seus parâmetros de ensino. Como consequência, no campo do ensino-aprendizagem de História, identifica-se a dificuldade dos estudantes da EJA em compreender e aplicar conceitos históricos. Diante disso, o objetivo desta dissertação é, na perspectiva da educação popular, propor a construção de um conhecimento histórico contextualizado, que dialogue com o público-alvo da Educação de Jovens e Adultos da Escola Luiz Lua Gonzaga, do bairro de Cajueiro Seco, município de Jaboatão de Guararapes, Pernambuco. Para tanto, a proposta da história local, mais particularmente a perspectiva da Cidade Educadora, foi eleita para este trabalho, culminando com a elaboração de um livro paradidático, no formato de história em quadrinhos, onde busca-se problematizar e contextualizar o conceito de tempo histórico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução e Difusão de Narrativas Históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParadidáticopt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA CIDADE EDUCADORA: o uso do paradidático em quadrinhos no ensino de história localpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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