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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento Júnior, Aurino Francisco do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-14T16:15:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-14T16:15:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | UMA CIDADE EDUCADORA: o uso do paradidático em quadrinhos no ensino de história local | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584974 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nesta dissertação, parte-se da premissa que há, atualmente, na Educação de Jovens e Adultos no Brasil, um descompromisso político e pedagógico que contagia gestores, professores e estudantes dessa modalidade de ensino. Os motivos são de duas ordens. A primeira deve-se à descontinuidade de políticas públicas e, portanto, de definição de objetivos e metas para EJA, bem como do seu financiamento e avaliação; práticas assistencialistas, planos de gestão baseados em indicadores de desempenho influenciados pela onda accountability — que levam ao mascaramento dos dados —, e, após o impeachment da Presidenta Dilma Rousseff, o esvaziamento das políticas relativas à EJA. A segunda é de natureza pedagógica, haja vista a desconexão com as particularidades e conhecimentos do público-alvo da EJA, que transparece nos materiais didáticos e nos seus parâmetros de ensino. Como consequência, no campo do ensino-aprendizagem de História, identifica-se a dificuldade dos estudantes da EJA em compreender e aplicar conceitos históricos. Diante disso, o objetivo desta dissertação é, na perspectiva da educação popular, propor a construção de um conhecimento histórico contextualizado, que dialogue com o público-alvo da Educação de Jovens e Adultos da Escola Luiz Lua Gonzaga, do bairro de Cajueiro Seco, município de Jaboatão de Guararapes, Pernambuco. Para tanto, a proposta da história local, mais particularmente a perspectiva da Cidade Educadora, foi eleita para este trabalho, culminando com a elaboração de um livro paradidático, no formato de história em quadrinhos, onde busca-se problematizar e contextualizar o conceito de tempo histórico. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção e Difusão de Narrativas Históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paradidático | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM UMA CIDADE EDUCADORA: o uso do paradidático em quadrinhos no ensino de história local | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO - Aurino Francisco do Nascimento Júnior - ProfHistória UFPE.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2020 | 5.74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584974/1/DISSERTAÇÃO - Aurino Francisco do Nascimento Júnior - ProfHistória UFPE.pdfDownload |
PRODUTO PEDAGÓGICO - Aurino Francisco do Nascimento Júnior.pdf | Produto de Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 202 | 14.16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584974/2/PRODUTO PEDAGÓGICO - Aurino Francisco do Nascimento Júnior.pdfDownload |
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