Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Carlos Henrique Matos da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-14T01:32:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-14T01:32:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
identificador: dc.identifier.other | Carlos Henrique Matos da Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584962 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O tema central dessa pesquisa é uma reflexão baseada em uma experiência autobiográfica relacionada ao ensino e aprendizagem de História em uma escola da periferia da cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Vigário Geral. E surgiu a partir da inquietude e das inúmeras dificuldades enfrentadas no exercício da docência, a partir de 2014, ano em que fui transferido para Vigário Geral, bairro periférico e carente da cidade. Ao me deparar com as condições da escola, com a falta de servidores do quadro de apoio e sobretudo com o baixo desempenho apresentado pelos alunos, acabei realizando uma sincera reflexão sobre a minha própria prática didática, e, a partir desse processo, pude entender melhor os meus alunos, aproximando-me deles e das dificuldades apresentadas por razão de suas realidades tão carentes de bens materiais e imateriais. Após constatar a inadequação da minha prática docente, incapaz de fornecer aquilo que meus alunos esperavam, e a partir das correções que busquei realizar, como mudanças nos conteúdos apresentados, e contextualizações que buscavam uma aproximação maior com a realidade dos alunos e por fim o oferecimento de um refrigerante de baixo custo como forma de recompensa, pude enfrentar aquela realidade caótica e realizer meu trabalho de docente. Contudo, foi a partir do meu ingresso no programa PROFHISTÓRIA de Mestrado Profissional no Ensino de História e das reflexões que esse programa proporcionou, principalmente a partir das discussões realizadas com professores e outros colegas docentes, além das disciplinas e de todo material didático ao qual tive acesso, pude compreender melhor todo o processo de ensino e aprendizagem, melhorando a minha própria prática didática, proporcionando aos meus alunos melhorias nas aulas de história ministradas. O presente estudo busca ressaltar a importância da afetividade nas relações entre professores e alunos, E como a partir do oferecimento de um refrigerante, relações de afetividade e de respeito mútuo foram construídas e consolidadas, melhorando consideravelmente não apenas o desempenho escolar, mas, sobretudo o próprio ambiente escolar. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no ensino fundamental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | saberes docentes | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes baseados na experimentação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | práticas docentes | pt_BR |
Título: dc.title | O “método” Tobi: inquietude, aprender e ensinar História – relatos de uma experiência | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Carlos Henrique Matos da Silva.pdf | 7,16 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584962/1/Carlos Henrique Matos da Silva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: