O “método” Tobi: inquietude, aprender e ensinar História – relatos de uma experiência

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Carlos Henrique Matos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-14T01:32:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-14T01:32:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-
identificador: dc.identifier.otherCarlos Henrique Matos da Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584962-
Resumo: dc.description.abstractO tema central dessa pesquisa é uma reflexão baseada em uma experiência autobiográfica relacionada ao ensino e aprendizagem de História em uma escola da periferia da cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Vigário Geral. E surgiu a partir da inquietude e das inúmeras dificuldades enfrentadas no exercício da docência, a partir de 2014, ano em que fui transferido para Vigário Geral, bairro periférico e carente da cidade. Ao me deparar com as condições da escola, com a falta de servidores do quadro de apoio e sobretudo com o baixo desempenho apresentado pelos alunos, acabei realizando uma sincera reflexão sobre a minha própria prática didática, e, a partir desse processo, pude entender melhor os meus alunos, aproximando-me deles e das dificuldades apresentadas por razão de suas realidades tão carentes de bens materiais e imateriais. Após constatar a inadequação da minha prática docente, incapaz de fornecer aquilo que meus alunos esperavam, e a partir das correções que busquei realizar, como mudanças nos conteúdos apresentados, e contextualizações que buscavam uma aproximação maior com a realidade dos alunos e por fim o oferecimento de um refrigerante de baixo custo como forma de recompensa, pude enfrentar aquela realidade caótica e realizer meu trabalho de docente. Contudo, foi a partir do meu ingresso no programa PROFHISTÓRIA de Mestrado Profissional no Ensino de História e das reflexões que esse programa proporcionou, principalmente a partir das discussões realizadas com professores e outros colegas docentes, além das disciplinas e de todo material didático ao qual tive acesso, pude compreender melhor todo o processo de ensino e aprendizagem, melhorando a minha própria prática didática, proporcionando aos meus alunos melhorias nas aulas de história ministradas. O presente estudo busca ressaltar a importância da afetividade nas relações entre professores e alunos, E como a partir do oferecimento de um refrigerante, relações de afetividade e de respeito mútuo foram construídas e consolidadas, melhorando consideravelmente não apenas o desempenho escolar, mas, sobretudo o próprio ambiente escolar.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no ensino fundamentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsaberes docentespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes baseados na experimentaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpráticas docentespt_BR
Título: dc.titleO “método” Tobi: inquietude, aprender e ensinar História – relatos de uma experiênciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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