ANAIS DO I SIMPÓSIO SAÙDE E EDUCAÇÃO: SABERES E PRÁTICAS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarreto Blanco dos Santos, Isabela Carolina-
Autor(es): dc.contributor.authorMariani Braz, Ruth Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-12-13T16:49:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-12-13T16:49:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-13-
identificador: dc.identifier.otherLivro 3pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584958-
Resumo: dc.description.abstractApresentamos o evento I Simpósio Saúde e Educação: Saberes e Práticas do Departamento Médico e de Reabilitação (DMR) do Instituto Benjamin Constant, o evento em questão teve como objetivo contribuir na inclusão de alunos com deficiência visual associada a outras deficiências, mostrando a importância da parceria entre a equipe docente e a equipe de saúde, considerando o aluno como um todo, facilitando assim seu processo de desenvolvimento neuropsicomotor. Este evento justificou-se devido ao aumento de crianças inseridas em sala de aula com uma ou mais deficiências associadas à deficiência visual, tendo em vista as dificuldades relacionadas à inclusão desses alunos. A presença de uma criança com deficiências em sala de aula requer adequação do espaço e das condutas do profissional, que se não forem observadas podem interferir na habilidade do movimento, na coordenação, na exploração do meio ambiente e no processo de desenvolvimento neuro psicomotor. O fato de o aluno estar inserido em sala de aula não significa que a inclusão esteja ocorrendo conforme previsto na legislação. As atividades escolares devem ser pensadas e adaptadas de acordo com as capacidades e habilidades de cada aluno (MAZZOTA, 1997). O aluno com deficiência visual associada a outras deficiências deve ser compreendido em sua integralidade, e tanto a educação, quanto os tratamentos devem ser desenvolvidos por profissionais especializados e conscientes de que comprometimentos físicos, motor e os transtornos associados (intelectual, visual, auditivo ou da fala) estão em estreita relação uns com os outros e, portanto, nenhuma alteração pode ser isolada da outra. (BOBATH, 1984.) Neste contexto, observamos a importância da fisioterapia inserida nas escolas. Tendo em vista que o exercício do fisioterapeuta no âmbito escolar é assegurado pelo Decreto Lei 938, artigo terceiro, definindo como atividade privativa do fisioterapeuta “executar métodos e técnicas fisioterápicas com finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente” (BRASIL, 1969). Esta pesquisa fundamentou-se no entendimento de que a inclusão do aluno com deficiência visual associada a outras deficiências deve ser feita a partir da ação interdisciplinar, onde exista uma parceria entre profissionais de saúde e educação, objetivando alcançar a funcionalidade de acordo com o grau de deficiência. Dessa forma, propõem-se a elaboração de um Simpósio que aborde a parceria entre o corpo docente e a equipe de saúde, partindo das necessidades individualizadas desses alunos observadas por professores e familiares no cotidiano escolar. Este evento faz parte do produto da dissertação de aluna Isabella Carolina Barreto Blanco dos Santos, aluna do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão turma 2017. Reaizamos na data de 26 de Outubro de 2018, onde tivemos a participação de 607 inscritos; sendo que tivemos o momento dos pais e professores em espaços separados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent832 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectdesenvolvimento neuro psicomotorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMúltipla deficiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúdept_BR
Título: dc.titleANAIS DO I SIMPÓSIO SAÙDE E EDUCAÇÃO: SABERES E PRÁTICASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto da dissertaçãopt_BR
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