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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barreto Blanco dos Santos, Isabela Carolina | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mariani Braz, Ruth Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-12-13T16:49:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-12-13T16:49:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-13 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Livro 3 | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584958 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Apresentamos o evento I Simpósio Saúde e Educação: Saberes e Práticas do Departamento Médico e de Reabilitação (DMR) do Instituto Benjamin Constant, o evento em questão teve como objetivo contribuir na inclusão de alunos com deficiência visual associada a outras deficiências, mostrando a importância da parceria entre a equipe docente e a equipe de saúde, considerando o aluno como um todo, facilitando assim seu processo de desenvolvimento neuropsicomotor. Este evento justificou-se devido ao aumento de crianças inseridas em sala de aula com uma ou mais deficiências associadas à deficiência visual, tendo em vista as dificuldades relacionadas à inclusão desses alunos. A presença de uma criança com deficiências em sala de aula requer adequação do espaço e das condutas do profissional, que se não forem observadas podem interferir na habilidade do movimento, na coordenação, na exploração do meio ambiente e no processo de desenvolvimento neuro psicomotor. O fato de o aluno estar inserido em sala de aula não significa que a inclusão esteja ocorrendo conforme previsto na legislação. As atividades escolares devem ser pensadas e adaptadas de acordo com as capacidades e habilidades de cada aluno (MAZZOTA, 1997). O aluno com deficiência visual associada a outras deficiências deve ser compreendido em sua integralidade, e tanto a educação, quanto os tratamentos devem ser desenvolvidos por profissionais especializados e conscientes de que comprometimentos físicos, motor e os transtornos associados (intelectual, visual, auditivo ou da fala) estão em estreita relação uns com os outros e, portanto, nenhuma alteração pode ser isolada da outra. (BOBATH, 1984.) Neste contexto, observamos a importância da fisioterapia inserida nas escolas. Tendo em vista que o exercício do fisioterapeuta no âmbito escolar é assegurado pelo Decreto Lei 938, artigo terceiro, definindo como atividade privativa do fisioterapeuta “executar métodos e técnicas fisioterápicas com finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente” (BRASIL, 1969). Esta pesquisa fundamentou-se no entendimento de que a inclusão do aluno com deficiência visual associada a outras deficiências deve ser feita a partir da ação interdisciplinar, onde exista uma parceria entre profissionais de saúde e educação, objetivando alcançar a funcionalidade de acordo com o grau de deficiência. Dessa forma, propõem-se a elaboração de um Simpósio que aborde a parceria entre o corpo docente e a equipe de saúde, partindo das necessidades individualizadas desses alunos observadas por professores e familiares no cotidiano escolar. Este evento faz parte do produto da dissertação de aluna Isabella Carolina Barreto Blanco dos Santos, aluna do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão turma 2017. Reaizamos na data de 26 de Outubro de 2018, onde tivemos a participação de 607 inscritos; sendo que tivemos o momento dos pais e professores em espaços separados. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 832 Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | desenvolvimento neuro psicomotor | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Múltipla deficiência | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde | pt_BR |
| Título: dc.title | ANAIS DO I SIMPÓSIO SAÙDE E EDUCAÇÃO: SABERES E PRÁTICAS | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto da dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| livro3.pdf | 832,14 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/584958/2/livro3.pdfDownload |
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